A exposição “Vinícius – O poeta da paixão” foi inaugurada em junho de 2013, com cerca de 100 (cem) convidados, que apreciaram em torno de 70 (setenta) documentos e fotos fornecidos pela viúva Gilda Mattoso. Entre os documentos relevantes estão manuscritos de Vinícius e cartas recebidas por ele, como textos preciosos de Charles Chaplin e Pablo Neruda.
Esse acervo também compreende vários itens de interesse, tais como:
a) fotos inéditas;
b) pôster original do “Orfeu da Conceição”;
c) originais manuscritos, valiosíssimos, de Pablo Neruda, além do próprio Vinicius de Moraes, Otto Lara Rezende, Carlos Diegues, etc;
d) carteiras diversas e originais de identificação, tais como: identidade, carteira de motorista, passaporte, etc.
A exposição também exibe fragmentos e reportagens sobre a excursão do Itamaraty em 68 e a promoção à Embaixador em 2010, em solenidade no Palácio do MRE, presidido por Lula, acompanhado por todo o seu ministério.
A programação incluía um recital do violonista Marcel Powell, e contou com a participação especial da cantora Carla de Sá. Antes de encerrar o recital, Lúcia Régina de Lucena recitou a poesia Pátria Amada do homenageado.
O evento foi patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura, que vem promovendo ao longo de todo o ano de 2013 celebrações aos grandes vultos da MPB.
Carla Barros – Assessoria de Comunicação