• Fale Conosco
  • Rádio Cravo Albin
Instituto Cultural Cravo Albin
  • Home
  • O ICCA
    SOBRE NOS
    • Conheça o ICCA
    • Visite o ICCA
    • Apresentação
    • Missão, Visão, Valores
    • Equipe
    RICARDO CRAVO ALBIN
    • Perfil
    • Rede Vida
    • Rádio MEC
    • Artigos
    • Crônicas da Pandemia​
    • Produção Literária
    PUBLICAÇÕES
    • MPB a alma do Brasil
    • Dicionário Cravo Albin
    • Revista Carioquice
    • Cartografia das escolas de Samba
    • MPB Mulher
    • Tons e sons de São Sebastião
    VEJA MAIS
    • Atividades
    • Serviços
    • Rádio Cravo Albin
    • Colabore com o ICCA
    • Acontece
    • Política de Privacidade
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
    • All
    • Catálogo Temático
    • Memória do MPB
    • MPB nas Escolas
    • Preservação do Acervo
    Home

    Preservação do Acervo

    Home

    MPB nas Escolas

    Mulheres Compositoras na MPB

    No Palco, os Festivais

    Mulheres Compositoras na MPB

    Telenovela, o Imaginário Sonoro do Brasil

    Mulheres Compositoras na MPB

    Novos Caminhos do Choro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Clube do Jazz e Bossa

    Mulheres Compositoras na MPB

    Tons & Sons do Rio de Janeiro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Mulheres Compositoras na MPB

    Home

    Memória da MPB

  • Eventos Culturais
    • All
    • Sabatina Musical
    • Sarau da Pedra
    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

No Result
Ver todos os resultados
Instituto Cultural Cravo Albin
  • Home
  • O ICCA
    SOBRE NOS
    • Conheça o ICCA
    • Visite o ICCA
    • Apresentação
    • Missão, Visão, Valores
    • Equipe
    RICARDO CRAVO ALBIN
    • Perfil
    • Rede Vida
    • Rádio MEC
    • Artigos
    • Crônicas da Pandemia​
    • Produção Literária
    PUBLICAÇÕES
    • MPB a alma do Brasil
    • Dicionário Cravo Albin
    • Revista Carioquice
    • Cartografia das escolas de Samba
    • MPB Mulher
    • Tons e sons de São Sebastião
    VEJA MAIS
    • Atividades
    • Serviços
    • Rádio Cravo Albin
    • Colabore com o ICCA
    • Acontece
    • Política de Privacidade
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
    • All
    • Catálogo Temático
    • Memória do MPB
    • MPB nas Escolas
    • Preservação do Acervo
    Home

    Preservação do Acervo

    Home

    MPB nas Escolas

    Mulheres Compositoras na MPB

    No Palco, os Festivais

    Mulheres Compositoras na MPB

    Telenovela, o Imaginário Sonoro do Brasil

    Mulheres Compositoras na MPB

    Novos Caminhos do Choro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Clube do Jazz e Bossa

    Mulheres Compositoras na MPB

    Tons & Sons do Rio de Janeiro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Mulheres Compositoras na MPB

    Home

    Memória da MPB

  • Eventos Culturais
    • All
    • Sabatina Musical
    • Sarau da Pedra
    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

No Result
Ver todos os resultados
Instituto Cultural Cravo Albin
No Result
Ver todos os resultados
  • Artigos

UM ENCONTRO COM MADRE TERESA DE CALCUTÁ

03/10/2023
Instituto Cultural Cravo AlbinAutor: Instituto Cultural Cravo Albin

Há dias vi um anúncio modestíssimo no jornal a convidar para uma missa em preito à hoje Santa Teresa de Calcutá, falecida no mês de setembro de 1997.

Fui. E pude reviver os momentos em que tive o privilégio de estar com ela, quando em viagem de um mês para tentar, insisto no verbo “tentar”, conhecer a grandeza espiritual deste inesquecível país asiático. (que me rendeu o livro de crônicas “Índia, um roteiro bem/mal-humorado).

A legenda de Teresa de Calcutá se consolidou lentamente, como só os trabalhos meritórios e permanentes são capazes.  Pela década de 30, a jovem noviça da Albânia foi parar ali porque se perguntou qual a cidade do mundo com maior número de pobres. Fez-se missionária e fundadora da Ordem das irmãs pela Caridade, hoje espalhada por boa parte do mundo, inclusive no Brasil. Por mais de setenta anos ininterruptos, essa extraordinária albanesa tanto trabalhou pelos pobres que se considerava feliz quando era vista como parte integrante da cidade. Ela era mais. Teresa não só representava Calcutá aos olhos do mundo: ela foi, na verdade, a transfiguração da solidariedade e da compaixão humanas, elevadas à última consequência da doação e da persistência. Portanto, deferências honrosas, como o Prêmio Nobel da Paz, ainda são inferiores à consagração e crédito pessoais de que ela foi receptora em Calcutá e em qualquer outra parte do mundo.

Estive com Madre Teresa por cerca de 2 horas em sua morada de Calcutá, uma das cidades mais sombrias do mundo. Um quase pesadelo.

 Abaixo dou o testemunho do que vi. E senti.

A entrada da Obra das Servas de Deus – numa das muitas ruas escuras e tristes da cidade – me deu a imediata dimensão da modéstia e das dificuldades do trabalho empreendido. Uma portinha- que podia ser de uma quitanda qualquer num subúrbio carioca – dá entrada ao hall, estreito e acanhado, de poucos metros quadrados. O chão de cimento esburacado me era familiar: lembrou-me de imediato, os pátios semelhantes em orfanatos pobres que visito no Rio, às vésperas do Natal.

O ambiente da sala também me era familiar dos orfanatos: muitas orações nas paredes e algumas frases como “Jesus é meu pastor e nada me faltará” ou “Quem dá aos pobres empresta a Deus”. Num canto, do lado esquerdo, algumas fotos da dona da sala, a maior das quais mostrando-a abraçada pelo Papa João Paulo, foto rabiscada por uma extensa dedicatória em latim, feita pelo próprio Pontífice. Durante dez minutos aguardamos a religiosa, dentro de um silêncio inesperado. Como se houvéssemos combinado, instalou-se entre nós, um pequeno grupo de 8 brasileiros, um ciciar só produzido em igrejas. A tensão, se existia e certamente existia, ficou contida. Uma aparição de mais uma freira, que informava serem proibidas fotos durante a entrevista, anunciava a imediata chegada. Com efeito, um minuto depois, amparada por uma terceira freira de aparência chinesa, adentrou a sala a figura muito pequena e magra, encurvada e olhando para o chão como se acompanhasse seus próprios passos, firmes e decididos. Todos nos levantamos. Ela sentou-se em frente à sua mesa, ao mesmo tempo em que pediu que nos sentássemos, com um gesto de mão impaciente, mas cordial. Olhou-nos, então, um a um, com um firme olhar, emitido por dois olhinhos apertados, sinceros e claros. E nos disse: “Vocês, brasileiros, são muito bons e generosos. Eu sou muito grata por esta visita inesperada de vocês”.

As palavras iniciais nos emocionaram ainda mais e derreteram, de imediato, o gelo da solenidade que envolve um mito. Durante alguns minutos, Madre Teresa de Calcutá prosseguiu, sozinha, seu pequeno e terno discurso. Falou das dificuldades de sua obra, falou da miséria e do amor, falou, sobretudo, da importância da fé em fazer alguma coisa, quando se acredita naquilo que se faz.  

Com certo ceticismo, pedi-lhe, ao final do pequeno sermão pouco formal que acabara de ouvir, que ela me resumisse o que ainda poderia ser feito pelos pobres de Calcutá, tal a desolação do quadro que tinha conhecido naquela manhã. Teresa me lançou um olhar fulminante, muito firme e muito profundo: “Enquanto houver um pobre, um só, que possa melhorar com um benefício qualquer, qualquer ajuda terá valido a pena. E quanto aos pobres, na enormidade do conjunto de Calcutá, eles nos merecem três coisas: lágrimas, algumas, trabalhos, muitos e persistentes; e dinheiro, todo o que puder chegar da caridade dos mais ricos”.

Agora me dou conta, tantos anos depois, de que o discurso de Madre Teresa teve um sabor de originalidade de que nem apercebi à época. Não que fosse nada excepcional, não que as imagens utilizadas fossem literalmente sedutoras, nada disso. A fala da freira, emitida por uma voz já debilitada, tinha uma força que emanava do seu interior.

É algo que não se explica muito bem, mas – perdoem-me o lugar comum – se sente com o coração. Ao menos foi o que eu intuí do inexplicável carisma daquele ser tão pequeno, tão frágil e tão magnético. Santo? Até pode ser. Como de fato foi consagrada pelo Papa há poucos anos.

Com isso a entrevista se encerrou. Ela levantou da cadeira e autorizou as fotos. O silêncio se transformou em alarido. Todos nos postamos ao seu lado, e durante mais de cinco minutos foram feitas as poses mais diversas, algumas até insistentes, quase recalcitrantes. Ela portou-se estoicamente, atendendo a todos com paciência e bom humor. Até que alguém teve a ideia de deixar uma nota de dinheiro na mesa. A freira olhou, tomou na mão e agradeceu. Foi um sinal sutil e mágico. Todos os que a envolvíamos em círculo abrimos atabalhoadamente carteiras, bolsas e sacolas. E a mesa se encheu de dinheiro, das rupias desvalorizadas da Índia. Madre Teresa juntou todas as notas, uma a uma, e finalizou: “Eu não disse, ao início, que os brasileiros eram generosos?” E, antes de tomar a direção da porta, por onde entrara, ainda pediu, em voz mais alta: “E não deixem de dizer às minhas irmãs do Brasil que vocês estiveram aqui”. Os olhinhos apertaram-se ainda mais e, jogando a mão direita à frente, como a nos abençoar, despediu-se: “Deus lhes pague, Jesus esteja com vocês, vão em paz”.

Saímos da salinha e logo deixamos a casa modesta. Demos de imediato com os pedintes e miseráveis de Calcutá. Só que ali, naquele momento, eu não senti a mesma opressão quando entrara. Ao olhar aqueles miseráveis, eles me pareceram protegidos.

Aquele par de olhinhos persistentes e severos, que ainda guardava comigo, certamente estava olhando por eles. Mesmo sem eles se darem conta.

Ricardo Cravo Albin

Share on FacebookShare on Twitter
UNIRIO
UFRJ
UERJ
SOCINPRO
Secretaria Estadual de Cultural RJ
Secretaria Municipal de Cultura Rio
Ministério da Cultura (Minc)
Irmãos Vitale
ICCMU
Secretaria Estadual de Estado de Educação
Funarte
FINEP
FAPERJ
Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia
BNDES
Academia Brasileira de Letras
Anterior
Próximo

Contato

(21) 2295-2532

Visita guiada com agendamento prévio, entrada franca

Av. São Sebastião, 2 - Urca, Rio de Janeiro/RJ

CEP: 22291-070

Links Rápidos

  • Home
  • Conheça o ICCA
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
  • Eventos Culturais
  • Política de Privacidade
Menu
  • Home
  • Conheça o ICCA
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
  • Eventos Culturais
  • Política de Privacidade
© Copyright 2020 ICCA – Instituto Cultural Cravo Albin.

Agencia OD

  • Home
  • Sobre nos
    • Conheça o ICCA
    • Apresentação
    • Visite o ICCA
    • Missão, Visão, Valores
    • Equipe
  • Ricardo Cravo Albin
    • Perfil
    • Rede Vida
    • Rádio MEC
    • Artigos
    • Produção Literária
  • Publicações
    • MPB a alma do Brasil
    • Dicionário Cravo Albin
    • Revista Carioquice
    • Cartografia alegórica das Escolas de Samba
    • MPB Mulher
    • Sons e Tons de São Sebastião
  • Atividades
  • Serviços
  • Eventos Culturais
    • Sabatina Musical
    • Sarau da Pedra
  • Projetos
    • Catálogo Temático
    • Memória do MPB
    • MPB nas Escolas
    • Preservação do Acervo
  • Rádio Cravo Albin
  • Acontece
  • Colabore com o ICCA
  • Fale Conosco
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
Saiba maisACEITO

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.