A Harmônica Parceria da Imagem com o Som
A importância da trilha sonora para o cinema e a televisão é inegável. Inúmeros filmes, seriados, novelas e minisséries são lembrados não só pelas suas cenas marcantes, pelos seus personagens inesquecíveis, como também pelas músicas que acompanham diálogos, intensificam emoções, dão plasticidade sonora às imagens. Este catálogo trata de um tema em geral muito pouco explorado pela crítica musical – as trilhas das telenovelas brasileiras.
A extensa pesquisa que resultou neste trabalho teve como ponto de partida o acervo do Instituto Cultural Cravo Albin. Foi realizado um verdadeiro trabalho de arqueologia da memória coletiva, selecionando-se, num universo bastante representativo, algumas das trilhas mais significativas gravadas originalmente em suporte LP, cobrindo aproximadamente trinta anos de teledramaturgia – de meados da década de 1960 até o início dos anos 90.
A possibilidade de apresentar ao público uma riquíssima produção musical feita por alguns de nossos mais importantes compositores, letristas e intérpretes contemporâneos foi para nós um verdadeiro desafio. Várias das novelas que constam deste catálogo participaram ativamente do cotidiano brasileiro, provocando polêmica, despertando paixões, alimentando o imaginário dos telespectadores. As capas dos discos, além de representarem um pouco da história da televisão no Brasil, apontam para a fascinante possibilidade de parceria da imagem com o som.
O jornalista e pesquisador
João Máximo, um dos nossos mais importantes críticos musicais, assina a apresentação deste catálogo.
Instituto Cultural Cravo Albin
Rio de Janeiro, 2004
Canto de Yemanjá
Baden Powell(Baden Powell e Vinícius de Moraes)
Trilha sonora do filme “Saravah”
Meu bem-querer
Djavan (Djavan)
trilha sonora da novela “Meu bem-querer”
Resposta ao tempo
Nana Caymmi (Cristóvão Bastos, Aldir Blanc)
Trilha sonora da minissérie “Hilda Furacão”