O Núcleo de Restauração do ICCA, formado por museólogos, bibliotecários e musicólogos, trabalha continuamente no tratamento do acervo do Instituto, desde a sua fundação, com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, FAPERJ; do Ministério da Cultura, através da Fundação Biblioteca Nacional; da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio; da UNIRIO, da UERJ; da UNIRIO; do BNDES; da FINEP; das Secretarias Municipal e Estadual de Cultura; e recebe patrocínio de empresas, através das leis de incentivo.
Criar condições para a manipulação desse acervo e possibilitar o acesso de pesquisadores à informação é o objetivo de trabalho da equipe de especialistas.
Além do inventário geral do acervo, já foram tratados cerca de 25.000 discos, com higienização e recuperação dos suportes, conservação e reprodução das capas e encartes, documentação e copiagem, em bases digitais.
O Projeto de Preservação e Organização do Acervo ICCA e, em especial, o do seu Acervo Fonográfico, pauta-se, para além das intervenções diretas de preservação e de descrição das unidades documentais, pela busca e identificação de metodologia técnico-científica que garanta a propriedade do tratamento aplicado, para a pesquisa dos materiais, para as técnicas de conservação, para a concepção e produção de planilhas para a descrição arquivística dentro da norma ISAD(G) – Norma Internacional Geral para Descrição Arquivística, na sigla em inglês (esta norma internacional não apresenta exemplos nem campos próprios para a descrição de acervos sonoros) – como para a concepção do arranjo físico e da base de dados de modo a proporcionar acesso seguro e eficiente.
Organização e arranjo da série “Fonográficos”. Concepção e formulação das planilhas de descrição arquivística ISAD(G). Planilhamento das unidades documentais em uma planilha arquivística com 30 campos, inclusive com o título de cada uma das músicas/faixas dos discos. Formulação de um banco de dados eletrônico-digital para a produção de instrumentos de busca e pesquisa, com indexação estabelecida, via internet. Digitalização sonora dos fonogramas (músicas) e fotográfica das capas dos discos.
As metodologias aplicadas baseiam-se nas referências literárias oferecidas pela Biblioteca Nacional do Canadá, pelo National Media Laboratory , dos EUA e pelo Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos. A equipe que desenvolve e executa o projeto é composta por um arquivista/conservador e professor universitário, por arquivistas e técnicos especialistas na área e por alunos/estagiários, todos oriundos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
Visita guiada com agendamento prévio, entrada franca
Av. São Sebastião, 2 - Urca, Rio de Janeiro/RJ
CEP: 22291-070
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.