O projeto “Música Popular Brasileira nas Escolas” é acalentado pelo Instituto Cultural Cravo Albin desde a sua fundação. Seu principal objetivo é estimular o gosto das crianças brasileiras pela história da MPB, seus grandes vultos, seus principais ritmos e suas origens.
Com esta iniciativa o ICCA pretende, além de estimular o processo educativo por meio da música como mais uma alternativa para o desenvolvimento das crianças e adolescentes e como uma ação sócio-educativa, inserir as definições históricas da MPB no projeto pedagógico das escolas, colaborando com a diminuição da violência e com o aflorar da sensibilidade e do interesse pelas raízes da nossa cultura popular.
Para isso o projeto visa motivar a criança e o jovem aproximando-o da sua realidade diária através desse saber, impregnado de significados. Será esse o caminho metodológico, no qual o aluno se reconhece como partícipe da construção de um conhecimento diferenciado e experimenta o sentimento de dignidade pessoal e social.
Acreditamos que Música Popular Brasileira deve ser introduzida nos currículos escolares como tema transversal, pois permite o tratamento integrado de diversos conteúdos, assegurando uma coerência entre o que é conhecido, o que é vivenciado pelos alunos e o que é apresentado na escola nos vários campos do saber.
Certamente os alunos são ligados a uma história da canção popular, a um gênero de música, a um intérprete, a um ritmo. A partir daí, tudo é possível. Motivados, a partir da sua própria vivência musical, serão levados a conhecer as fontes da MPB e a criar, a construir, a entender melhor as suas escolhas e o por que das suas preferências, a valorizarem o que está próximo e a ter uma visão crítica das influências de outras culturas veiculadas pela mídia.
É importante incentivar o aluno a participar das manifestações folclóricas, com suas músicas, coreografias e danças, entendendo sua importância na preservação de valores e tradições e possibilitando que este identifique posteriormente, compositores e intérpretes da nossa música em suas próprias comunidades, conversando com estas pessoas e reconhecendo suas contribuições como fonte de pesquisa.
Em 2007 o Instituto de Cultural Cravo Albin inaugurou, com o projeto “A escola visita a MPB: crianças e adolescentes na história da música popular”, patrocinado pela FAPERJ, uma nova vertente do “Música Popular Brasileira nas Escolas”. Implantado sob a forma de projeto piloto com a Escola Municipal Minas Gerais, promoveu a visitas dos alunos de ensino básico à sede histórica do Instituto. Ao longo de dois meses grupos entre 40 a 50 crianças estiveram no ICCA na Urca, e entraram em contato com a sedução da MPB, através de aulas práticas, vídeos e gravações históricas. Coordenado pelos monitores Anna Tuttman e Tonny, o projeto foi grande sucesso na rede municipal, gerando interesse de outras unidades escolares em participar do projeto.
O ICCA preparou e entregou, em caráter inicial, à Secretaria de Estado de Educação kits contendo material didático a ser distribuído entre as escolas da rede estadual e se propôs a fornecer orientação aos professores para que esse conteúdo fosse explorado da melhor maneira possível nas salas de aula de todo o Estado.
Visita guiada com agendamento prévio, entrada franca
Av. São Sebastião, 2 - Urca, Rio de Janeiro/RJ
CEP: 22291-070
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.