O show do ano será MPB- A Alma do Brasil.
Fernanda Montenegro e Cravo Albin narram toda a história com o maior elenco já visto em teatro.
Estes dois espetáculos, construídos para serem apresentados em sequência, exibem, com cuidados especialíssimos, a grande aventura que foi a armação da música popular de um país opulentamente miscigênico. Em meio a preconceitos raciais e sociais ao longo de séculos, o cancioneiro do povo se impôs, e conquistou o respeito da então insolente burguesia do começo do século XX. Nossos dois espetáculos vão dos pioneiros Chiquinha Gonzaga, Nazareth, Catulo, até aos compositores de essência da contemporaneidade. Escolhi em torno de três dezenas de compositores para colocar de pé a MPB. Deu dor no coração não ter como inserir ao menos outros 50 criadores, todos mais que merecedores de adentrar esta sinalização única e rara de agora. Este projeto audacioso, acalentado por décadas a fio pelo Instituto Cravo Albin, recebeu há quase dois anos a aprovação do BNDES, que nele viu um dupla necessidade, de compartilhar solidariedade ao nosso Instituto e ao Retiro dos Artistas. Ajudando a serem montados dois espetáculos históricos, cuja originalidade, rigor e grandeza teriam destino irreversível: A posteridade. O roteiro, cuidadoso e quase amoroso, criei especialmente para Fernanda Montenegro, amiga exemplar e a quem reverencio como mito e orgulho moral-comportamental-artístico deste país. Os muitos e surpreendentes intérpretes, ah esses maravilhosos artistas das canções, chave dos compositores de essência, acorreram generosamente ao chamamento, empregando o milagre de suas vozes.
Todo elenco foi coordenado pelo produtor-geral, o também grande cantor Márcio Gomes. Nomes qualificadíssimos como nosso diretor de palco Tuto Gonçalves, os excepcionais músicos, representados na pessoa do maestro, arranjador, e também premiado cantor-instrumentista, Alfredo Del-Penho.
Por aqui vou parando, não esquecendo a equipe do BNDES, solícita e paciente com o Instituto Cravo Albin por mais de um ano. Equipe de dedicadíssimos funcionários que somaram esforços ao longo de tantos meses, acreditando em gente do bem, em busca do belo e do correto.
Serviço:
MPB – A Alma do Brasil
Espaço Cultural BNDES
Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro
1 e 2 de agosto
Entrada gratuita
*retire sua senha à partir das 16h