• Fale Conosco
  • Rádio Cravo Albin
Instituto Cultural Cravo Albin
  • Home
  • O ICCA
    SOBRE NOS
    • Conheça o ICCA
    • Visite o ICCA
    • Apresentação
    • Missão, Visão, Valores
    • Equipe
    RICARDO CRAVO ALBIN
    • Perfil
    • Rede Vida
    • Rádio MEC
    • Artigos
    • Crônicas da Pandemia​
    • Produção Literária
    PUBLICAÇÕES
    • MPB a alma do Brasil
    • Dicionário Cravo Albin
    • Revista Carioquice
    • Cartografia das escolas de Samba
    • MPB Mulher
    • Tons e sons de São Sebastião
    VEJA MAIS
    • Atividades
    • Serviços
    • Rádio Cravo Albin
    • Colabore com o ICCA
    • Acontece
    • Política de Privacidade
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
    • All
    • Catálogo Temático
    • Memória do MPB
    • MPB nas Escolas
    • Preservação do Acervo
    Home

    Preservação do Acervo

    Home

    MPB nas Escolas

    Mulheres Compositoras na MPB

    No Palco, os Festivais

    Mulheres Compositoras na MPB

    Telenovela, o Imaginário Sonoro do Brasil

    Mulheres Compositoras na MPB

    Novos Caminhos do Choro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Clube do Jazz e Bossa

    Mulheres Compositoras na MPB

    Tons & Sons do Rio de Janeiro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Mulheres Compositoras na MPB

    Home

    Memória da MPB

  • Eventos Culturais
    • All
    • Sabatina Musical
    • Sarau da Pedra
    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

No Result
Ver todos os resultados
Instituto Cultural Cravo Albin
  • Home
  • O ICCA
    SOBRE NOS
    • Conheça o ICCA
    • Visite o ICCA
    • Apresentação
    • Missão, Visão, Valores
    • Equipe
    RICARDO CRAVO ALBIN
    • Perfil
    • Rede Vida
    • Rádio MEC
    • Artigos
    • Crônicas da Pandemia​
    • Produção Literária
    PUBLICAÇÕES
    • MPB a alma do Brasil
    • Dicionário Cravo Albin
    • Revista Carioquice
    • Cartografia das escolas de Samba
    • MPB Mulher
    • Tons e sons de São Sebastião
    VEJA MAIS
    • Atividades
    • Serviços
    • Rádio Cravo Albin
    • Colabore com o ICCA
    • Acontece
    • Política de Privacidade
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
    • All
    • Catálogo Temático
    • Memória do MPB
    • MPB nas Escolas
    • Preservação do Acervo
    Home

    Preservação do Acervo

    Home

    MPB nas Escolas

    Mulheres Compositoras na MPB

    No Palco, os Festivais

    Mulheres Compositoras na MPB

    Telenovela, o Imaginário Sonoro do Brasil

    Mulheres Compositoras na MPB

    Novos Caminhos do Choro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Clube do Jazz e Bossa

    Mulheres Compositoras na MPB

    Tons & Sons do Rio de Janeiro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Mulheres Compositoras na MPB

    Home

    Memória da MPB

  • Eventos Culturais
    • All
    • Sabatina Musical
    • Sarau da Pedra
    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

No Result
Ver todos os resultados
Instituto Cultural Cravo Albin
No Result
Ver todos os resultados
  • Artigos

MINHA PÁTRIA É MINHA LÍNGUA (Fernando Pessoa)

18/07/2023
Instituto Cultural Cravo AlbinAutor: Instituto Cultural Cravo Albin

Nem há tanto tempo, uns dez anos, recebi pequeno grupo de norte-americanos que ensina língua e gramática portuguesas na Universidade de Washington.

Em tantas conversas descontraídas, houve um momento em que não me contive e abordei o uso indiscriminado do inglês que alguns veículos de comunicação insistem em fazer por aqui. Especificamente nas propagandas e nos outdoors de produtos para a juventude, como jeans, sandálias e tênis.

Eles correram a me dar razão e logo disseram que depois da Guerra o governo americano quis ajudar a erguer a Europa, tomando a França, seus costumes e sua língua como muito bem-vindos à América. Resultado, em poucos anos os perfumes e a moda impuseram uma chusma de palavras francesas como habituais na linguagem corrente. Tal como aqui, palavras tradicionais da língua de Shakespeare foram substituídas pela língua de Voltaire.

E a tal ponto que um dos visitantes revelou que fizera sua defesa acadêmica de tese sobre o uso abusivo do “francesismo” na língua falada dos E.U.A. Mas logo pontuou que de fato a preponderância dos anglicismos na língua falada no Brasil era muitissimo maior. Mas de pronto fez a observação final… e fatal: “mas isso ocorre em quase todo o planeta…”. Respondi com o conforto do advérbio mais polido – “certamente. Não há como se negar a realidade”.

Aliás, há mais de sessenta anos dois oráculos da cultura popular, os compositores Assis Valente e Noel Rosa já botaram a boca no trombone contra o estado de desapreço ao nosso idioma.

O primeiro, Assis, foi contundente – “Good-Bye, boy / Deixa a mania do inglês / É tão feio pra você / Moreno frajola…”.

Assis Valente fez a música para Carmem Miranda voltar a cantar, duas semanas depois da vaia que Carmem recebeu na primeira noite de sua reestreia na Urca, já consagrada nos Estados Unidos, quando exclamou esfuziante, sem se dar conta do efeito negativo – “ Hello, my good people carioca, good night”.

O segundo discurso para defender a língua portuguesa foi o de Noel Rosa – “O cinema falado / É o grande culpado / Da transformação…”. Referia-se o poeta da Vila aos anglicismos trazidos pelo cinema falado e a mania do inglês introduzida pela indústria do lazer norte-americano, com os filmes, os discos e as canções, que inundaram tanto o Brasil quanto o mundo inteiro.

Cabe registrar aqui que nesses últimos anos o predomínio do inglês como modismo (e inevitável imposição cultural) foi ainda mais preocupante.

Nada contra o idioma de Shakespeare, por óbvio, muito menos contra os Estados Unidos. Mas, por claríssimo, pelo amor e defesa da dignidade da “Última flor do lácio”. Observei que até certos títulos de filmes nem mais são vertidos para o Português. Mesmo procedimento ocorre em relação às músicas tocadas em rádios e tevês e mesmo em (até) títulos de reportagens de certas revistas. Que não se pejam de usar e abusar de palavras em inglês, mesmo havendo correspondentes em português de uso tradicional e muito mais fáceis de compreensão.

Em abril do ano de 1999, José Saramago visitou o Rio. E em uma de suas falas de abertura – creio eu que em recepção no hoje inexistente Hotel Glória – ele reclamou do excesso de palavras inglesas, logo Saramago que acabara de receber o Prêmio Nobel como escritor da língua portuguesa – “Imaginem, colegas aqui presentes, que ainda ontem ao chegar ao hotel ouvi da recepcionista o seguinte: “Mister Saramago, welcome. Devo avisá-lo que chequei se chegou algum fax (pronunciando fex com “e” fechado). Chegaram-lhe dois “fexes”, um de Lisboa, outro de London”. Retruquei-lhe – “Minha jovem, como só falo português, diga-me assim: Senhor Saramago, bem-vindo. Chegaram-lhe dois avisos, um de Lisboa, outro de Londres. Aí eu compreendo.” E ela “Sorry, senhor”. E emendou embaraçada um constrangido “Perdoe-me Senhor.”

Saramago parecia não se conter pelo uso de anglicismos no Brasil – “Essa triste realidade trespassa os valores básicos de um vernáculo, até há pouco varão, como o português. O varão de ontem hoje parece uma donzela frágil, prestes a perder a virgindade. Ameaçada pela espada em punho da submissão ao anglicismo e ao computador. Uma situação, senhores, quase pornográfica.” Os aplausos choveram, e o anfitrião ordenou, para aliviar a tensão, que se servissem os drinks. Que, ao contrário, não diminuíram o calor dos debates. Antes elevaram o tom da defesa candente dos muitos escritores a favor da nossa língua.

Saramago colheu talvez o que menos desejasse, arrastados discursos dos eternos oradores verborrágicos. Inflamados e quase gritados.

Ricardo Cravo Albin

Share on FacebookShare on Twitter
UNIRIO
UFRJ
UERJ
SOCINPRO
Secretaria Estadual de Cultural RJ
Secretaria Municipal de Cultura Rio
Ministério da Cultura (Minc)
Irmãos Vitale
ICCMU
Secretaria Estadual de Estado de Educação
Funarte
FINEP
FAPERJ
Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia
BNDES
Academia Brasileira de Letras
Anterior
Próximo

Contato

(21) 2295-2532

Visita guiada com agendamento prévio, entrada franca

Av. São Sebastião, 2 - Urca, Rio de Janeiro/RJ

CEP: 22291-070

Links Rápidos

  • Home
  • Conheça o ICCA
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
  • Eventos Culturais
  • Política de Privacidade
Menu
  • Home
  • Conheça o ICCA
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
  • Eventos Culturais
  • Política de Privacidade
© Copyright 2020 ICCA – Instituto Cultural Cravo Albin.

Agencia OD

  • Home
  • Sobre nos
    • Conheça o ICCA
    • Apresentação
    • Visite o ICCA
    • Missão, Visão, Valores
    • Equipe
  • Ricardo Cravo Albin
    • Perfil
    • Rede Vida
    • Rádio MEC
    • Artigos
    • Produção Literária
  • Publicações
    • MPB a alma do Brasil
    • Dicionário Cravo Albin
    • Revista Carioquice
    • Cartografia alegórica das Escolas de Samba
    • MPB Mulher
    • Sons e Tons de São Sebastião
  • Atividades
  • Serviços
  • Eventos Culturais
    • Sabatina Musical
    • Sarau da Pedra
  • Projetos
    • Catálogo Temático
    • Memória do MPB
    • MPB nas Escolas
    • Preservação do Acervo
  • Rádio Cravo Albin
  • Acontece
  • Colabore com o ICCA
  • Fale Conosco
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
Saiba maisACEITO

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.