O ICCA recebeu em março 30 crianças que tiveram uma aula sobre Elis Regina. Elas comemoraram os 70 anos da intérprete e cantaram suas músicas mais reconhecidas, começando por “Dois pra cá , dois pra lá” e “Arrastão”.
Elis Regina, considerada pelos críticos e estudiosos como a melhor cantora da música popular brasileira, faria em abril 70 anos, se viva estivesse.
Elis Regina nasceu em Porto Alegre RS, em 17/03/1945. Gostando de cantar desde garotinha seus pais levaram-na com 7 anos ao programa “Clube do Guri” de Ary Rego, na Rádio Farroupilha de Porto Alegre, mas ela se recusou a cantar…Mais tarde em 1956 não só cantou mas no mesmo programa passou a integrar seu elenco fixo. Em 1959 assinou seu primeiro contrato profissional com a Rádio Gaúcha de Porto Alegre. Gravou seu primeiro LP “Viva a Brotolândia” em 1961. Devido ao sucesso alcançado, em março de 1964 transferiu-se para o Rio de Janeiro contratada pela TV Rio para o programa “Noites de Gala” com Trio Iraquitã, Jorge Ben, Wilson Simonal e Marly Tavares. Em 1965 venceu o I Festival de MPB da TV Excelcior com “Arrastão” de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, recebendo então o prêmio Berimbau de Ouro. Alguns dias depois estreou no Teatro Paramount em São Paulo o espetáculo “Elis, Jair e Jongo Trio” produzido por Walter Silva, o Picapau, dando início a uma infinidade de shows em teatros de todo o Brasil com enorme sucesso de público e crítica. Seus maiores sucessos foram: “Arrastão” de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, “Ensaio Geral” de Gilberto Gil, “O cantador” de Dori Caymmi e Nelson Motta, “Travessia” de Milton Nascimento, “Lapinha” de Baden Powell e Paulo Cesar Pinheiro, “Madalena” de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza, “Romaria” de Renato Teixeira, “O bêbado e o equilibrista” de João Bosco e Aldyr Blanc, “Upa Neguinho” de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri e inúmeros outros. Foi artista polêmica por dizer tudo que pensava mas como cantora é considerada pelos melhores críticos musicais a melhor do Brasil. Foi casada primeiramente com o produtor musical Ronaldo Bôscoli com quem teve um filho, João Marcelo, produtor musical. Casou-se depois com o pianista Cesar Camargo Mariano e tiveram dois filhos: Pedro e Maria Rita ambos cantores. Faleceu em 19/01/1982 com apenas 37 anos.
Dárcio
Curtam algumas de suas interpretações:
https://www.youtube.com/watch?v=Y1h5GHFOQeo
https://www.youtube.com/watch?v=-JV1u0txHz0
https://www.youtube.com/watch?v=zS64Qy6774Q
https://www.youtube.com/watch?v=cvae8gdWNTM
Saiba mais sobre Elis Regina!