No dia 2 de Dezembro é comemorado o Dia Nacional do Samba, gênero musical considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.
Conheça os principais expoentes do samba:
Martinho da Vila
Martinho da Vila chegou no Rio de Janeiro com 4 anos de idade e sua carreira artística surgiu para o grande público no III Festival da Record em 1967. O sucesso veio no ano de 1968, com o lançamento da música “Casa de Bamba”. Seu primeiro álbum foi lançado em 1969 e assim ele se tornou um dos um dos mais respeitados artistas brasileiros, além de um dos maiores vendedores de disco no Brasil.
Martinho da Vila, no dia 9/12, será empossado como novo acadêmico da Academia de Letras. Saiba mais.
Conheça um pouco mais sobre Martinho da Vila.
Cartola
Angenor de Oliveira é o seu verdadeiro nome, mas todos o conhecem mesmo como o grande Cartola, cantor, compositor, poeta e violonista brasileiro. Nascido em 11 de outubro de 1908, Cartola é considerado por muitos o maior sambista da história da música brasileira e gravou em 1974 o primeiro dos seus quatro discos. Fazendo sucesso até hoje, Cartola morreu no ano de 1980.
Conheça um pouco mais sobre Cartola.
Sinhô
Considerado um dos mais talentosos compositores de samba, José Barbosa da Silva ou como todos o conhecem, o famoso Sinhô, nasceu em 1888 e para muitos foi o maior compositor da primeira fase do samba carioca.
Conheça um pouco mais sobre Sinhô.
Ismael Silva
Fez sua primeira composição “Já Desisti” com 15 anos. Mílton de Oliveira Ismael Silva teve o seu primeiro samba gravado em 1925 e assim Ismael formou o trio que ficou conhecido como Bambas do Estácio, junto com Francisco Alves, o Chico Viola ou Rei da Voz. Ao lado de Nílton Bastos e Francisco Alves. Assim nasceu um dos considerados mais bonitos sambas da história: “Se Você Jurar”.
https://www.youtube.com/watch?v=Qyf1EAeb3pI
Conheça um pouco mais sobre Ismael Silva.
Noel Rosa
Noel de Medeiros Rosa, nascido em 11 de dezembro de 1910, era sambista, cantor, compositor, bandolinista e violonista. Conhecido como maiores e mais importantes artistas da música no Brasil, ele teve grande importância na legitimação do samba de morro e do “asfalto”. Foi em 1930 que o sucesso chegou para ele, com o lançamento do samba “Com que Roupa?”.
Conheça um pouco mais sobre Noel Rosa.
Donga “o pioneiro”
Em 1917, Ernesto Joaquim Maria dos Santos, mais conhecido como Donga, gravou o primeiro disco de samba da história: “Pelo Telefone”, registrado em nome de Donga e Mauro de Almeida, mas suspeita-se que Mauro tenha feito apenas o registro por escrito.
Conheça um pouco mais sobre Donga.