O Palácio de Cristal, em Petrópolis, recebe a exposição do fotógrafo Ricardo Poock, Vozes de Nelson Cavaquinho, que comemora o centenário de nascimento do compositor. A mostra tem apoio institucional do Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA) e conta com 34 imagens de intérpretes do baluarte mangueirense. A abertura, com sarau e coquetel, é dia 13/8, às 18h. A exposição pode ser vista até o dia 21, das 9h às 18h.
Na inauguração, o Quinteto Novos Chorões e a cantora Manu Santos trocam a Lapa pela Cidade Imperial e cantam sucessos de Nelson, com a participação dos músicos petropolitanos do Trio DuBrá. A classificação é livre e o ingresso da entrada no Palácio (Rua Alfredo Pacha, s/nº) custa R$ 5,00. Ricardo Poock mantém um acervo de mais de 600 fotografias de artistas em cena que vão ilustrar o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.
A mostra, com curadoria do poeta, compositor e agitador cultural Jorge Salomão, chega à Petrópolis a convite da Fundação de Cultura e Turismo do município, após uma temporada de quatro meses de sucesso no ICCA, na Urca, onde está até hoje.
Sambistas tradicionais como Alcione, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Elton Medeiros, Leci Brandão, Nelson Sargento, Paulinho da Viola, Wilson das Neves e Zeca Pagodinho, e a nova geração, como Diogo Nogueira e Teresa Cristina, estão entre os artistas fotografados. Mas também foram retratados Benito de Paula, Caetano Veloso, Chico Buarque. Gal Costa, Marisa Monte, Paulo Moska e Zeca Baleiro, entre outros.