• Fale Conosco
  • Rádio Cravo Albin
Instituto Cultural Cravo Albin
  • Home
  • O ICCA
    SOBRE NOS
    • Conheça o ICCA
    • Visite o ICCA
    • Apresentação
    • Missão, Visão, Valores
    • Equipe
    RICARDO CRAVO ALBIN
    • Perfil
    • Rede Vida
    • Rádio MEC
    • Artigos
    • Crônicas da Pandemia​
    • Produção Literária
    PUBLICAÇÕES
    • MPB a alma do Brasil
    • Dicionário Cravo Albin
    • Revista Carioquice
    • Cartografia das escolas de Samba
    • MPB Mulher
    • Tons e sons de São Sebastião
    VEJA MAIS
    • Atividades
    • Serviços
    • Rádio Cravo Albin
    • Colabore com o ICCA
    • Acontece
    • Política de Privacidade
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
    • All
    • Catálogo Temático
    • Memória do MPB
    • MPB nas Escolas
    • Preservação do Acervo
    Home

    Preservação do Acervo

    Home

    MPB nas Escolas

    Mulheres Compositoras na MPB

    No Palco, os Festivais

    Mulheres Compositoras na MPB

    Telenovela, o Imaginário Sonoro do Brasil

    Mulheres Compositoras na MPB

    Novos Caminhos do Choro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Clube do Jazz e Bossa

    Mulheres Compositoras na MPB

    Tons & Sons do Rio de Janeiro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Mulheres Compositoras na MPB

    Home

    Memória da MPB

  • Eventos Culturais
    • All
    • Sabatina Musical
    • Sarau da Pedra
    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

No Result
Ver todos os resultados
Instituto Cultural Cravo Albin
  • Home
  • O ICCA
    SOBRE NOS
    • Conheça o ICCA
    • Visite o ICCA
    • Apresentação
    • Missão, Visão, Valores
    • Equipe
    RICARDO CRAVO ALBIN
    • Perfil
    • Rede Vida
    • Rádio MEC
    • Artigos
    • Crônicas da Pandemia​
    • Produção Literária
    PUBLICAÇÕES
    • MPB a alma do Brasil
    • Dicionário Cravo Albin
    • Revista Carioquice
    • Cartografia das escolas de Samba
    • MPB Mulher
    • Tons e sons de São Sebastião
    VEJA MAIS
    • Atividades
    • Serviços
    • Rádio Cravo Albin
    • Colabore com o ICCA
    • Acontece
    • Política de Privacidade
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
    • All
    • Catálogo Temático
    • Memória do MPB
    • MPB nas Escolas
    • Preservação do Acervo
    Home

    Preservação do Acervo

    Home

    MPB nas Escolas

    Mulheres Compositoras na MPB

    No Palco, os Festivais

    Mulheres Compositoras na MPB

    Telenovela, o Imaginário Sonoro do Brasil

    Mulheres Compositoras na MPB

    Novos Caminhos do Choro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Clube do Jazz e Bossa

    Mulheres Compositoras na MPB

    Tons & Sons do Rio de Janeiro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Mulheres Compositoras na MPB

    Home

    Memória da MPB

  • Eventos Culturais
    • All
    • Sabatina Musical
    • Sarau da Pedra
    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

No Result
Ver todos os resultados
Instituto Cultural Cravo Albin
No Result
Ver todos os resultados
  • Acontece

Escolas de Samba

10/12/2014
adminAutor: admin

Escola de samba, o maior espetáculo da Terra, nasceu muito humilde como um bloco.

Não era assim, contudo, quando as Escolas de Samba se iniciaram como agremiações carnavalescas. Na antiga Praça XI, centro dos desfiles, a música ouvida era os sambas que hoje intitulamos “de quadra”, ou seja, peças curtas e que desfiavam temas genéricos, ou numa parte (o mais comum) ou nas duas partes, sempre cantadas pelas pastoras. Um, dois ou até três sambas podiam ser apresentados, como me testemunharam Ismael Silva e Cartola ambos os fundadores das Escolas, especialmente o segundo, com a epifania de sua Mangueira. De Ismael, aliás, o Se você jurar, entoado pela “Deixa Falar” do Estácio, sairia de dois desfiles para ser gravado triunfalmente pela dupla Francisco Alves e Mário Reis. Muitos críticos apontam o aparecimento do samba descritivo, precisamente o samba-enredo, a partir do Estado Novo de Getúlio Vargas. Os compositores das Escolas eram instruídos pela Prefeitura do Rio a elegeram enredos que elogiassem as grandezas (ou belezas) do Brasil e de seus principais personagens. Seria essa data – um pouquinho mais, um pouquinho menos – a mesma do advento do samba-exaltação Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, que correria mundo, inspiraria tantos outros compositores e – o mais curioso – forneceria a fórmula ufanista para as alas dos compositores das Escolas. Que caía como uma luva para o governo instalado pelo autoritarismo nacionalista da Constituição de 1937.

Outra observação que deve ser proposta: o ato de manusear a história do país, seus heróis e mitos deu às escolas e aos compositores uma possibilidade de ascensão sócio-cultural. Da qual – não nos esqueçamos – eles foram sumariamente afastados nas duras lidas da vida de exclusão, de proletariado, do fronteiriço da miséria em que viviam, nas fraldas dos morros e dos casebres mais desassistidos da população urbana carioca. Não vejo, como certos sociólogos da música popular, o desfile (de antes e de agora) como uma escala de redenção para o nosso antigo lumpesinato musical. Mas sim como uma possibilidade – tão somente – de ele ser mais feliz. Ao menos por algumas horas, nos dias de carnaval. E, convenhamos, para quem não tem nada mesmo, a felicidade de ascender por algumas horas que seja já é fato

irradiador. E inesquecível para quem possa detê-lo . Mas não uma revolução proletária… Como, por exemplo, a sonhada nos anos 30-40 por Paulo da Portela, mas só que com outras armas e estribada na ideologia formal (no caso dele, a do Partido Comunista Brasileiro). E não ainda na ideologia do prazer, do canto, da dança. O Paulo Benjamin de Oliveira foi o compositor do primeiro samba de enredo (Teste ao Samba, 1939), claro que para sua Portela de coração, que neste ano conquistou o primeiro lugar.

Os anos 60 trariam um outro degrau de consciência muito promissor para as músicas das Escolas. Aliando-se à renovação estética proposta por Fernando Pamplona e sua histórica equipe de carnavalescos, o Salgueiro armou, a partir de Zumbi dos Palmares, uma série de enredos celebrando a cultura negra e seus personagens, como Chica da Silva e Chico Rei. E ganhou, para além da consciência das ancestralidades raciais dos protagonistas das próprias Escolas (os negros e mulatos em sua larga maioria), a auto-estima de suas origens e de seus líderes históricos, tão esquecidos pela cultura formal, quando não desprezados pela academia de então.

O Salgueiro se inovava e revoluciona o Desfile dentro do sutil tabuleiro de possibilidades que iria determinar o futuro apogeu das Escolas menos de meio século depois. O Sambódromo Darcy Ribeiro define a maturidade das Escolas de Samba, hoje o maior espetáculo popular do Brasil, a partir da cidade do Rio.

Embora consagrado dentro e fora do país nas últimos três décadas, o hoje monumental espetáculo foi objeto, ao longo de seu desenvolvimento desde 1930, de restrições e de incompreensões, tanto por parte da crítica especializada, quanto de alguns segmentos do saber.

Ricardo Cravo Albin
Presidente do
Instituto Cravo Albin

Leia esse Ensaio na integra!

Share on FacebookShare on Twitter
UNIRIO
UFRJ
UERJ
SOCINPRO
Secretaria Estadual de Cultural RJ
Secretaria Municipal de Cultura Rio
Ministério da Cultura (Minc)
Irmãos Vitale
ICCMU
Secretaria Estadual de Estado de Educação
Funarte
FINEP
FAPERJ
Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia
BNDES
Academia Brasileira de Letras
Anterior
Próximo

Contato

(21) 2295-2532

Visita guiada com agendamento prévio, entrada franca

Av. São Sebastião, 2 - Urca, Rio de Janeiro/RJ

CEP: 22291-070

Links Rápidos

  • Home
  • Conheça o ICCA
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
  • Eventos Culturais
  • Política de Privacidade
Menu
  • Home
  • Conheça o ICCA
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
  • Eventos Culturais
  • Política de Privacidade
© Copyright 2020 ICCA – Instituto Cultural Cravo Albin.

Agencia OD

  • Home
  • Sobre nos
    • Conheça o ICCA
    • Apresentação
    • Visite o ICCA
    • Missão, Visão, Valores
    • Equipe
  • Ricardo Cravo Albin
    • Perfil
    • Rede Vida
    • Rádio MEC
    • Artigos
    • Produção Literária
  • Publicações
    • MPB a alma do Brasil
    • Dicionário Cravo Albin
    • Revista Carioquice
    • Cartografia alegórica das Escolas de Samba
    • MPB Mulher
    • Sons e Tons de São Sebastião
  • Atividades
  • Serviços
  • Eventos Culturais
    • Sabatina Musical
    • Sarau da Pedra
  • Projetos
    • Catálogo Temático
    • Memória do MPB
    • MPB nas Escolas
    • Preservação do Acervo
  • Rádio Cravo Albin
  • Acontece
  • Colabore com o ICCA
  • Fale Conosco
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
Saiba maisACEITO

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.