• Fale Conosco
  • Rádio Cravo Albin
Instituto Cultural Cravo Albin
  • Home
  • O ICCA
    SOBRE NOS
    • Conheça o ICCA
    • Visite o ICCA
    • Apresentação
    • Missão, Visão, Valores
    • Equipe
    RICARDO CRAVO ALBIN
    • Perfil
    • Rede Vida
    • Rádio MEC
    • Artigos
    • Crônicas da Pandemia​
    • Produção Literária
    PUBLICAÇÕES
    • MPB a alma do Brasil
    • Dicionário Cravo Albin
    • Revista Carioquice
    • Cartografia das escolas de Samba
    • MPB Mulher
    • Tons e sons de São Sebastião
    VEJA MAIS
    • Atividades
    • Serviços
    • Rádio Cravo Albin
    • Colabore com o ICCA
    • Acontece
    • Política de Privacidade
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
    • All
    • Catálogo Temático
    • Memória do MPB
    • MPB nas Escolas
    • Preservação do Acervo
    Home

    Preservação do Acervo

    Home

    MPB nas Escolas

    Mulheres Compositoras na MPB

    No Palco, os Festivais

    Mulheres Compositoras na MPB

    Telenovela, o Imaginário Sonoro do Brasil

    Mulheres Compositoras na MPB

    Novos Caminhos do Choro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Clube do Jazz e Bossa

    Mulheres Compositoras na MPB

    Tons & Sons do Rio de Janeiro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Mulheres Compositoras na MPB

    Home

    Memória da MPB

  • Eventos Culturais
    • All
    • Sabatina Musical
    • Sarau da Pedra
    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

No Result
Ver todos os resultados
Instituto Cultural Cravo Albin
  • Home
  • O ICCA
    SOBRE NOS
    • Conheça o ICCA
    • Visite o ICCA
    • Apresentação
    • Missão, Visão, Valores
    • Equipe
    RICARDO CRAVO ALBIN
    • Perfil
    • Rede Vida
    • Rádio MEC
    • Artigos
    • Crônicas da Pandemia​
    • Produção Literária
    PUBLICAÇÕES
    • MPB a alma do Brasil
    • Dicionário Cravo Albin
    • Revista Carioquice
    • Cartografia das escolas de Samba
    • MPB Mulher
    • Tons e sons de São Sebastião
    VEJA MAIS
    • Atividades
    • Serviços
    • Rádio Cravo Albin
    • Colabore com o ICCA
    • Acontece
    • Política de Privacidade
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
    • All
    • Catálogo Temático
    • Memória do MPB
    • MPB nas Escolas
    • Preservação do Acervo
    Home

    Preservação do Acervo

    Home

    MPB nas Escolas

    Mulheres Compositoras na MPB

    No Palco, os Festivais

    Mulheres Compositoras na MPB

    Telenovela, o Imaginário Sonoro do Brasil

    Mulheres Compositoras na MPB

    Novos Caminhos do Choro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Clube do Jazz e Bossa

    Mulheres Compositoras na MPB

    Tons & Sons do Rio de Janeiro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Mulheres Compositoras na MPB

    Home

    Memória da MPB

  • Eventos Culturais
    • All
    • Sabatina Musical
    • Sarau da Pedra
    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

No Result
Ver todos os resultados
Instituto Cultural Cravo Albin
No Result
Ver todos os resultados
  • Artigos

CRONISTA ENEIDA DE MORAES VOLTA À CENA CARIOCA EM “PALAVRAS DE MULHER”, SUCESSO DE SÉRGIO FONTA EM TEATRO.

10/04/2024
Instituto Cultural Cravo AlbinAutor: Instituto Cultural Cravo Albin

Caros leitores, muitos são os cronistas que impedem de vir à cena seus arroubos pessoais e admirações por amigos. E os prende no escaninho da memória, para não transportá-los, vivos e flamejantes, para seu dia a dia. Eu, logo adianto, não sou desses. Ao contrário, os meus queridos personagens de vida – e são muitos – latejam com insistência dentro do um vasto museu que me habita, nem sei bem em que gaveta de minha alma.

Agora mesmo fui assistir ao novo espetáculo teatral do Sérgio Fonta, velho amigo e meu atual sucessor na Presidência da Academia Carioca de Letras. No pequeno e histórico Teatro Candido Mendes de Ipanema, quatro ótimas atrizes revivem vida e textos de quatro escritoras brasileiras, que viveram em uma mesma geração, a dos anos 30 em diante do século XX na cidade do Rio. A autora da peça Rachel Gutierres escolheu Clarice Lispector, Hilda Hilst, Carmen Silva e Eneida de Moraes, incorporadas com brilho pelas atrizes Helga Nemetik, Stella Maria Rodrigues, Laura Proença e Izabella Bicalho, todas ótimas. Eneida, eu adotei como uma das melhores e mais chegadas amigas em seus últimos anos de vida. E isso ocorreria no exato momento em que lhe gravei o depoimento para a posteridade no então já celebre estúdio do Museu da Imagem e do Som.

O ritual do depoimento clássico do MIS começava com a pergunta inicial que eu havia institucionalizado desde seu início em 1966: nome completo, data e local de nascimento. Eneida com a costumeira liberdade de expressão de imediato logo disse a que vinha – “Eu me chamo Eneida de Villas Boas Costa de Moraes, nome de nobre. O que nunca fui, porque sou povo. Amo o povo e o defendo politicamente por décadas a fio. Eu nasci em Belém do Pará, em 23 de outubro de 1904, a cidade mais bem cheirosa do mundo”. Eneida foi jornalista, militante política, carnavalesca e pesquisadora. Além de mãe de dois filhos, Lea e Otávio Sérgio, ex-jogador de futebol, que manteve célebre romance com a cantora Elizeth Cardoso, amiga pessoal de sua mãe. De 1913 a 1918 Eneida esteve interna no famoso colégio de meninas Sion, onde desenvolveu habilidades na arte de escrever cartas, tanto as de amor, quanto as dirigidas à mãe Julia em Belém. Já em 1930 passou a morar no Rio e ingressou com força e energia tanto no meio literário quando na política, filiando-se ao então temido PCB. Por sugestão de sua amiga Eugenia Álvaro Moreira (figura de enorme prestígio no Rio), adotou o nome literário de militante política Eneida (sem sobrenome do pai e do marido). Intelectual orgânica, liderou greves e se envolveu nas revoluções de 1932 e 1935, quando residiu em São Paulo. Esta ativa atuação política lhe rendeu 11 prisões no Estado Novo, além de tortura e exílio. Na prisão, conheceu Olga Benário e Graciliano Ramos que a imortalizaria em Memórias do Cárcere. Em 1950, Eneida exilou-se em Paris. De lá escrevia para muitos jornais do Rio e São Paulo. Inclusive para o Diário de Notícias, onde criou a célebre coluna “Encontro Matinal” que se estendeu até seu falecimento em abril de 1971. Na década de 50, Eneida aproximou-se ainda mais do carnaval carioca e da Escola Acadêmicos do Salgueiro, uma paixão declarada aos quatro cantos.

Em 1965, o Salgueiro desfilou com o enredo baseado em seu mais celebrado livro “História do Carnaval Carioca”e foi campeã, com Eneida desfilando na ala dos pierrôs ao lado de personalidades da vida carioca. Antes ela ainda criaria o famosíssimo Baile dos Pierrôs, que fez história no Rio.

O Acadêmicos do Salgueiro desfilaria uma segunda vez em sua exclusiva homenagem no ano de 1973 com “Eneida, amor e fantasia” (que ficou em terceiro lugar no desfile daquele ano). Fernando Pamplona, Elizeth e eu próprio colaboramos intensamente com o desenvolvimento do enredo para Eneida, já morta há dois anos.

Eneida sempre me dizia que sua rotina matinal começava com dois telefonemas diários ao longo de décadas, um para Carlos Drummond de Andrade, o outro para o editor Carlos Ribeiro, segundo ela dois de seus mais fiéis amigos.

Logo que criei o Conselho de Música Popular do MIS, convidei Eneida para ser a secretária-geral. O que ela encarou com enorme responsabilidade, declarando com graça e charme na sua posse – “Você só pode estar bem protegido por seus orixás, para designar uma comunista fichada como eu”. Em cima eu respondi – “Eneida, ainda ontem eu recebi a visita de um coronel para saber quem era você e se você queria transformar o conselho em órgão comunista. Disse-lhe na bucha – Nada disso, a única coisa que Eneida deseja é que todos sejamos Salgueiro – Ah bom, sua secretária Eneida tem minha benção, como diretor do Salgueiro que sou agora”. E ela prontamente – “Convido o coronel para vir ao Museu falar do Salgueiro no próximo carnaval”.

Outro fato que me acode agorinha mesmo em minha intensa amizade com Eneida ocorrera quando saíamos do júri do Festival da Canção no Maracanãzinho depois da polêmica em que Sabiá (de Tom e Chico) ganharia de Caminhando Contra o Vento (de Vandré). O público vaiava intensamente o júri e protestava. Na saída do Maracanãzinho, eu conduzia Eneida pelo braço em direção ao meu Fusca no estacionamento, ao lado dos também jurados Ary Vasconcelos, Guerra Peixe e Jotaefegê. Sentamos os cinco no fusquinha e ao ligar o motor ouvimos um grito ameaçador – “Olha a cambada dos jurados que derrotaram o Vandré”.

Gritei para Eneida, enquanto acelerava – “Fecha a janela rápido!”. Nisso, apareceram três PMs e cercaram nosso carro, protegendo-nos da turba que já vinha em nossa direção. Eneida emitiu uma frase histórica – “Jamais pensei que pudesse vir a ser salva um dia pela PM, que tantas vezes me prendeu”.

Eneida morreu ao lado da amiga Elizeth no Hospital da Lagoa. Levei o corpo para ser velado no Salão superior do MIS. A noite toda desfilaram mais de duas centenas de pessoas, artistas, jornalistas e amigos. Às oito da manhã, o governador do Pará levou o corpo de Eneida em avião especial para ser sepultado como ela queria “embaixo de frondosa mangueira. E com caixão entupido de folhagens dos cheiros característicos de Belém do Pará”.

Eneida, coberta por próspera mangueira e com caixão perfumado pelos cheiros de sua Belém, certamente que descansaria em paz. Até hoje, 120 exatos de seu nascimento no Pará. Que evoco aqui emocionadamente, graças à peça “Palavras de Mulher”.

Ricardo Cravo Albin

’16/01/24

Todas as reações:

51Paula Albin, Gloria Maria e outras 49 pessoas

Share on FacebookShare on Twitter
UNIRIO
UFRJ
UERJ
SOCINPRO
Secretaria Estadual de Cultural RJ
Secretaria Municipal de Cultura Rio
Ministério da Cultura (Minc)
Irmãos Vitale
ICCMU
Secretaria Estadual de Estado de Educação
Funarte
FINEP
FAPERJ
Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia
BNDES
Academia Brasileira de Letras
Anterior
Próximo

Contato

(21) 2295-2532

Visita guiada com agendamento prévio, entrada franca

Av. São Sebastião, 2 - Urca, Rio de Janeiro/RJ

CEP: 22291-070

Links Rápidos

  • Home
  • Conheça o ICCA
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
  • Eventos Culturais
  • Política de Privacidade
Menu
  • Home
  • Conheça o ICCA
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
  • Eventos Culturais
  • Política de Privacidade
© Copyright 2020 ICCA – Instituto Cultural Cravo Albin.

Agencia OD

  • Home
  • Sobre nos
    • Conheça o ICCA
    • Apresentação
    • Visite o ICCA
    • Missão, Visão, Valores
    • Equipe
  • Ricardo Cravo Albin
    • Perfil
    • Rede Vida
    • Rádio MEC
    • Artigos
    • Produção Literária
  • Publicações
    • MPB a alma do Brasil
    • Dicionário Cravo Albin
    • Revista Carioquice
    • Cartografia alegórica das Escolas de Samba
    • MPB Mulher
    • Sons e Tons de São Sebastião
  • Atividades
  • Serviços
  • Eventos Culturais
    • Sabatina Musical
    • Sarau da Pedra
  • Projetos
    • Catálogo Temático
    • Memória do MPB
    • MPB nas Escolas
    • Preservação do Acervo
  • Rádio Cravo Albin
  • Acontece
  • Colabore com o ICCA
  • Fale Conosco
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
Saiba maisACEITO

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.