• Fale Conosco
  • Rádio Cravo Albin
Instituto Cultural Cravo Albin
  • Home
  • O ICCA
    SOBRE NOS
    • Conheça o ICCA
    • Visite o ICCA
    • Apresentação
    • Missão, Visão, Valores
    • Equipe
    RICARDO CRAVO ALBIN
    • Perfil
    • Rede Vida
    • Rádio MEC
    • Artigos
    • Crônicas da Pandemia​
    • Produção Literária
    PUBLICAÇÕES
    • MPB a alma do Brasil
    • Dicionário Cravo Albin
    • Revista Carioquice
    • Cartografia das escolas de Samba
    • MPB Mulher
    • Tons e sons de São Sebastião
    VEJA MAIS
    • Atividades
    • Serviços
    • Rádio Cravo Albin
    • Colabore com o ICCA
    • Acontece
    • Política de Privacidade
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
    • All
    • Catálogo Temático
    • Memória do MPB
    • MPB nas Escolas
    • Preservação do Acervo
    Home

    Preservação do Acervo

    Home

    MPB nas Escolas

    Mulheres Compositoras na MPB

    No Palco, os Festivais

    Mulheres Compositoras na MPB

    Telenovela, o Imaginário Sonoro do Brasil

    Mulheres Compositoras na MPB

    Novos Caminhos do Choro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Clube do Jazz e Bossa

    Mulheres Compositoras na MPB

    Tons & Sons do Rio de Janeiro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Mulheres Compositoras na MPB

    Home

    Memória da MPB

  • Eventos Culturais
    • All
    • Sabatina Musical
    • Sarau da Pedra
    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

No Result
Ver todos os resultados
Instituto Cultural Cravo Albin
  • Home
  • O ICCA
    SOBRE NOS
    • Conheça o ICCA
    • Visite o ICCA
    • Apresentação
    • Missão, Visão, Valores
    • Equipe
    RICARDO CRAVO ALBIN
    • Perfil
    • Rede Vida
    • Rádio MEC
    • Artigos
    • Crônicas da Pandemia​
    • Produção Literária
    PUBLICAÇÕES
    • MPB a alma do Brasil
    • Dicionário Cravo Albin
    • Revista Carioquice
    • Cartografia das escolas de Samba
    • MPB Mulher
    • Tons e sons de São Sebastião
    VEJA MAIS
    • Atividades
    • Serviços
    • Rádio Cravo Albin
    • Colabore com o ICCA
    • Acontece
    • Política de Privacidade
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
    • All
    • Catálogo Temático
    • Memória do MPB
    • MPB nas Escolas
    • Preservação do Acervo
    Home

    Preservação do Acervo

    Home

    MPB nas Escolas

    Mulheres Compositoras na MPB

    No Palco, os Festivais

    Mulheres Compositoras na MPB

    Telenovela, o Imaginário Sonoro do Brasil

    Mulheres Compositoras na MPB

    Novos Caminhos do Choro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Clube do Jazz e Bossa

    Mulheres Compositoras na MPB

    Tons & Sons do Rio de Janeiro

    Mulheres Compositoras na MPB

    Mulheres Compositoras na MPB

    Home

    Memória da MPB

  • Eventos Culturais
    • All
    • Sabatina Musical
    • Sarau da Pedra
    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    INTELIGÊNCIA FAZ 25 ANOS, BODAS DE PRATA

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Waldir Azevedo ressurge nas mãos de Ronaldinho do Cavaquinho em tarde musical

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista Dirceu Leite

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel homenageia o clarinetista Ruy Alvim

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida o multiinstrumentista José Menezes

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida cavaquinista Jayme Vignoli

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o violonista Josimar Carneiro

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

    Chorando com Joel convida o cavaquinista Henrique Cazes

No Result
Ver todos os resultados
Instituto Cultural Cravo Albin
No Result
Ver todos os resultados
  • Artigos

CARMEN MIRANDA VOLTA AO RIO

08/08/2023
Instituto Cultural Cravo AlbinAutor: Instituto Cultural Cravo Albin

“O pequeno Museu Carmen Miranda, projetado ao final do Parque do Flamengo por Afonso Reidy em forma circular de 360°, estava fechado há dez anos. Detalhe: sempre foi um dos museus mais visitados do Rio” – Ricardo Cravo Albin.

Fui à aguardada reabertura do Museu do Flamengo há dias e ali colhi outra boa notícia. Funcionários da Secretária de Cultura, a estimada Danielle Barros, asseguram que outro museu fechado, o Villa Lobos, estará prestes a ser recuperado, tal como o Carmen Miranda. Este agora muito bem equacionado e repensado pela dupla de intelectuais e escritores Ruy Castro e Heloísa Seixas, que impuseram no minúsculo espaço circular um dado de essência: a elegância e a distribuição comedida de objetos. Estive há muitas décadas na inauguração do então originalíssimo espaço do arquiteto Reidy. Ele mesmo me dissera com preocupação muito antes de ser inaugurado. “Projetei na imensidão vertical do aterro este único prédio em forma rígida de círculo. O segredo de sua ocupação é ser econômico, norma da boa arquitetura. Aqui, meu caro, o menos é mais. Quanto mais ocupado e mais entulhado, meu pequeno disco voador fica inchado e feio. Logo explodirá”.

Ao adentrar há dias o “disco” do grande arquiteto, de imediato me dei conta de como a memória de Carmen esteve presente em meus projetos de vida. Todas aquelas roupas, sapatos e joias me eram familiares, embora agora muitíssimo bem conservados, muitos deles recuperados e remontados com exemplar capricho.

Evoco aqui memórias pessoais: ao assumir o Museu da Imagem e do Som (1965), um dos primeiros telefonemas que recebi foi de D. Alzira Vargas do Amaral Peixoto, que queria visitar o novíssimo MIS porque me proporia agregar acervo precioso que estava a seus cuidados. O acervo: os baús de Carmen com seus milhares de itens coletados (quero crer em Hollywood) pelo viúvo David A. Sebastian e pela irmã Aurora Miranda, A proposta: o MIS passaria a expô-lo e conservá-lo. Dito e feito. Abrimos os baús (penso que eles mesmos estão expostos agora pelo casal Ruy e Heloísa) com grande emoção ao lado das irmãs Aurora e Cecília, ambas muitas vezes às lagrimas. Marcamos a exposição Carmen Miranda no andar superior do MIS. O sucesso foi total ao longo do ano de 1966. Meses a fio tivemos filas extensas de gente de todo o Brasil, além de muitos turistas (americanos alguns inclusive presidentes de extensos fãs clubes locais. Havia até um inglês, que se dizia “sir”, que usava sapatos plataforma e se exibia com pesada maquiagem no rosto). Acabada a exposição no MIS, as roupas voltaram para seus muitos baús originais e o governador do Estado me comunicou que pensava em inaugurar o que se chamaria “Museu Carmen Miranda” na ainda não ocupada instalação circular de Reidy no Aterro. Tentei convencer o governador de que o MIS poderia alojá-lo no prédio de dois pavimentos ao lado esquerdo do Museu, que compartilhávamos com a Polícia Federal. O governador foi objetivo e claro: “mas ai vão pensar que a Carmen não terá seu próprio museu. Eu quero um museu autônomo só para se dizer dela”.O Museu da Pequena Notável seria inaugurado anos depois em 1976 na edificação circular.

Fechado nos últimos dez anos, pude comprovar, por pesquisas, que passou a ser um dos museus mais visitados do Rio, fato que já era do meu conhecimento a partir da abertura inicial com milhares de pessoas da Expo Carmen ao longo de quase todo o ano de 1966 no MIS.

Quando presidi o Conselho Estadual de Cultura celebramos Carmen (em parceria com o Museu do Flamengo) no velho Cinema Iris, com a exibição de todos os seus filmes de sexta a domingo. Só que em sessões contínuas (jamais experimentadas no Brasil) de 24 horas. Em plena madrugada havia gente assistindo, poucas é verdade. Muita gente saía das boates e chegava ao histórico cinema (que Carmen frequentava nos anos 20/30, segundo Aurora) e dobrava as sessões das 2h e das 4h da matina. Pelo puro prazer de conferir a magia de Carmen (só ela mesma seria capaz de exalar tal fascínio).

Por pura curiosidade, andei contabilizando os programas radiofônicos que a ela dediquei: foram quase 200 (a maioria de 60 minutos) pelas rádios MEC, Nacional e Roquette desde a expo do MIS no longínquo 1966, além de textos para TV Globo (com Vannucci) e TV E. Criamos também muitos espirais e documentários para TVs de Portugal, Espanha e Costa Oeste dos EUA. Recordo-me ainda (recordar é viver, já titularizou a velha marchinha carioca dos antigos carnavais) do Premio Carmen Miranda para as melhores interpretes do repertorio carnavalesco dos Festivais para Musicas de Carnaval do antigo MIS. A primeira ganhadora foi Marlene, logo seguida por Emilinha. Nada mal…Em resumo, tudo isso para louvar a memória da mais importante artista que o Brasil já produziu. E não apenas porque foi a única a ser exportada com destaque de estrela absoluta para todo o mundo. Mas porque, enquanto viveu de 1929 a 1940 no Rio, consolidaria por aqui valores essenciais estéticos e históricos. Como bem assinalou Ruy Castro na reinauguração dias atrás, os curadores se preocuparam em exibir uma Carmen brasileira, em plena década de ouro.

Em resumo: Carmen continua viva. E será sempre o máximo para quem ama este país. Sem preconceitos tolos.

Ricardo Cravo Albin

08 de agosto de 2023.

Share on FacebookShare on Twitter
UNIRIO
UFRJ
UERJ
SOCINPRO
Secretaria Estadual de Cultural RJ
Secretaria Municipal de Cultura Rio
Ministério da Cultura (Minc)
Irmãos Vitale
ICCMU
Secretaria Estadual de Estado de Educação
Funarte
FINEP
FAPERJ
Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia
BNDES
Academia Brasileira de Letras
Anterior
Próximo

Contato

(21) 2295-2532

Visita guiada com agendamento prévio, entrada franca

Av. São Sebastião, 2 - Urca, Rio de Janeiro/RJ

CEP: 22291-070

Links Rápidos

  • Home
  • Conheça o ICCA
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
  • Eventos Culturais
  • Política de Privacidade
Menu
  • Home
  • Conheça o ICCA
  • Dicionário Cravo Albin
  • Revista Carioquice
  • Projetos
  • Eventos Culturais
  • Política de Privacidade
© Copyright 2020 ICCA – Instituto Cultural Cravo Albin.

Agencia OD

  • Home
  • Sobre nos
    • Conheça o ICCA
    • Apresentação
    • Visite o ICCA
    • Missão, Visão, Valores
    • Equipe
  • Ricardo Cravo Albin
    • Perfil
    • Rede Vida
    • Rádio MEC
    • Artigos
    • Produção Literária
  • Publicações
    • MPB a alma do Brasil
    • Dicionário Cravo Albin
    • Revista Carioquice
    • Cartografia alegórica das Escolas de Samba
    • MPB Mulher
    • Sons e Tons de São Sebastião
  • Atividades
  • Serviços
  • Eventos Culturais
    • Sabatina Musical
    • Sarau da Pedra
  • Projetos
    • Catálogo Temático
    • Memória do MPB
    • MPB nas Escolas
    • Preservação do Acervo
  • Rádio Cravo Albin
  • Acontece
  • Colabore com o ICCA
  • Fale Conosco
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
Saiba maisACEITO

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.