O Rio de Janeiro é uma cidade musical. Não à toa, a MPB sedimentou a história desse Rio das escolas de samba, das marchinhas que fizeram a crônica mais apurada das ruas, além do Rio da bossa nova.
Pois acaba de sair agora uma votação originalíssima, um preito de amor às canções que se enraízam nos corações. Inspirado pelo cronista Joaquim Ferreira dos Santos, o Instituto Cultural Cravo Albin consultou 25 personalidades que fazem opinião (jornalistas, escritores e publicitários, além do Prefeito do Rio) para saber das dez canções dos corações de cada um.
Foram apuradas 210 músicas, 180 das quais com apenas um voto. Prova inequívoca da diversidade e dos pingos de emoção que o cancioneiro do Brasil pode provocar em cada cabeça.
A totalidade das canções – bem como o voto individual de cada um dos jurados – estará na internet. Ali, o grande público poderá votar. Sabem vocês quais as dez músicas mais votadas pelo júri? “Carinhoso”, “O Bêbado e o Equilibrista” e “Aquele Abraço”, nos três primeiros lugares, pela ordem. Depois, empatadas, títulos sedutores como esses sete: “Asa Branca”, “As Rosas Não Falam”, “Valsa de uma Cidade”, Vai Passar”, “Foi um Rio que Passou em Minha Vida”, “Luar do Sertão”, e “Chega de Saudade”.
Das 10 que viraram 11, o nosso Prefeito Eduardo Paes emplacou – o que é ótimo resultado! – 6 das 11 mais dos corações brasileiros. Ou seja, temos, finalmente, um prefeito “musical” no Rio. Que, ademais, toca tamborim na Portela…
Ricardo Cravo Albin
Pres. do Conselho Empresarial de Cultura da ACRJ
www.dicionariompb.com.br
Título original: Canções, Corações e o Prefeito