Dentre as inúmeras atividades realizadas pelo ICCA, a que envolve a preservação e conservação do acervo merece atenção especial. Sabemos que é a partir dele que inúmeras outras irão se organizar e desenvolver.
Preservar a discoteca Cravo Albin– considerada uma das melhores do país em elepês de MPB –, ampliar e promover a melhoria do acervo doado pelo seu instituidor e por outros colecionadores particulares, com é o caso da Coleção Geraldo Casé, da Coleção Ivon Curi, da Coleção Nélida Piñon, da Coleção Aliança Francesa e da Coleção Instituto Brasil Estados-Unidos – IBEU, Acervo Canecão, Acervo Celina Saez (de São Paulo, com 3.000 toneladas de material, entre discos e objetos), além de centenas de outras coleções pequenas ou médias que não param de chegar. Para essas coleções serem tratadas, higienizadas e digitalizadas, o ICCA desenvolve ações pontuais, mas precisa constantemente de apoio para enriquecer ainda mais o acervo da Cidade do Rio de Janeiro.
A equipe de pesquisadores do ICCA dedica-se a buscar tesouros fonográficos de diversas procedências, como, por exemplo, o acervo que já pertence ao Instituto, composto de trilhas sonoras de filmes valiosos, shows memoráveis gravados ao vivo, incluindo a singular trilha sonora do Clube de Jazz e Bossa, em que Vinícius de Moraes apresenta Pixinguinha e Tom Jobim, (unidos em gravação uma única vez e de desconhecimento público) além de fitas diversas registradas e nunca ouvidas, que estão sendo catalogadas.
O ICCA mantém uma equipe de historiadores e musicólogos responsável por ampliar e introduzir novos verbetes à versão on-line do Dicionário da MPB.
A equipe – de 5 pesquisadores com bolsas concedidas pela FAPERJ – reúne-se a cada 15 dias sob coordenação do supervisor acadêmico, desde 2001, quando criado o ICCA.
O Instituto mantém diálogo permanente, em nível nacional e internacional, com instituições interessadas em MPB.
O núcleo de pesquisa e edições promove atividades sobre MPB envolvendo a celebração da memória, através de seminários, cursos e palestras, além de livros, catálogos e monografias que são/serão transcritos e publicados como, por exemplo, o projeto “Olhares sobre o Rio”, Cadernos da MPB, e várias outras publicações relacionadas a itens específicos.
O amplo conhecimento da música brasileira e de seus expoentes permite ao ICCA reunir a fina flor da MPB em espetáculos apresentados em teatros, como a Academia Brasileira de Letras ou em arenas populares, como o Centro Cultural da Light, bem como, dependendo do seu porte e quase sempre frequentes, na própria sede do Instituto, tanto em seu auditório da cobertura quanto no Largo da Mãe do Bispo, dentro da Floresta Tropical.
A sede social do ICCA, com seu espaço cênico privilegiado, é palco de manifestações e eventos que celebram a nossa música popular e o Rio de Janeiro como cidade sedução do país, além de comemorar datas históricas e homenagear figuras representativas do cenário cultural e musical brasileiro.
Visita guiada com agendamento prévio, entrada franca
Av. São Sebastião, 2 - Urca, Rio de Janeiro/RJ
CEP: 22291-070
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.