O disputadíssimo nome do símbolo das Olimpíadas, o mascote olímpico, foi ganho pela dupla mais importante da MPB: Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
É a primeira referência à música feita em relação aos mascotes em todas as edições das Olimpíadas. Os mascotes das Olimpíadas do Rio de Janeiro foram batizados de Tom e Vinícius.
A MPB está em festa, assim como o Instituto e o Dicionário Cravo Albin, pela nomeação de Tom Jobim e Vinícius de Moraes como mascotes olímpicos. A dupla Tom e Vinícius ficou célebre a partir da parceria de ambos em 1958. Os dois fizeram, a partir da trilha sonora da peça Orfeu da Conceição, o começo da Bossa Nova. Isso ocorreu na gravação do Song Book com músicas da dupla. O LP, cantado por Elizeth Cardoso e com arranjos de Tom, tinha a presença do violonista João Gilberto. Tom, Vinícius e Gilberto iniciaram a história da Bossa Nova, a partir da batida do violão de Gilberto, que tocou o ritmo da Bossa Nova nas músicas “Outra Vez” e “Chega de Saudade”. Estava batizado o novo ritmo, que ganharia o mundo.
Confira os verbetes de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto no Dicionário MPB.