Um Pouco da Alma Musical Carioca
Este catálogo pretende homenagear um dos mais importantes gêneros de toda a história da Música Popular Brasileira – o choro. O objetivo não é traçar um abrangente percurso histórico desta música tão organicamente carioca, mas mostrar os seus novos caminhos, do final dos anos 80 aos dias atuais.
Dos pioneiros Joaquim Callado, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, passando por Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho e Waldir Azevedo – só para citar alguns dos nossos inesquecíveis chorões – até a novíssima geração de instrumentistas, compositores e conjuntos, o choro, o nosso choro, apesar de ter passado por fases de relativo ostracismo, conseguiu se manter vivo e cada vez mais forte no imaginário cultural.
Nomes como Noel Rosa, Ary Barroso, Nelson Cavaquinho, Chico Buarque, Caetano Veloso, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, entre outros, que não estão ligados diretamente ao gênero, compuseram choros em algum momento de suas respectivas trajetórias artísticas, fato que demonstra a enorme importância desta música entre nós.
A partir do acervo do Instituto Cultural Cravo Albin e de outras fontes de pesquisa, foi feito o difícil trabalho de seleção do material que consta deste catálogo. Procurou-se privilegiar a produção contemporânea, todavia sem a pretensão de abranger em sua totalidade o extenso mundo do choro feito atualmente. O objetivo é realizar um levantamento de informações que possa servir de guia básico para quem quer conhecer o choro nos últimos anos e como um verdadeiro catálogo para os chorões, incluindo a capa e a ficha técnica, principalmente dos discos lançados no mercado fonográfico originalmente no suporte CD. A discografia está indicada em ordem alfabética.
O pesquisador e escritor
André Diniz, um dos maiores conhecedores do tema, assina a apresentação deste catálogo.
Instituto Cultural Cravo Albin
Rio de Janeiro, 2004
Odeon
Pixinguinha (Ernesto Nazareth)
Murmurando
Tira Poeira (Fon-Fon, Mário Rossi)