“Um morcego na porta principal”, documentário dirigido por João Pimentel e Marco Abujamra, foi relançado em fevereiro de 2011, no Instituto Cultural Cravo Albin.
O longa-metragem retrara a trajetória de Jards Macalé, artista contestador e personagem controverso do Brasil. Exibido pela primeira vez na edição do Festival do Rio e em DVD na Coleção Canal Brasil em 2010.
Macalé conta que em um evento em Brasília, Cravo Albin sugeriu que fosse feito um lançamento “legal” para o filme, estreado em 2008.
Na sequência do filme, Jards Macalé apresentou um pocket show, aplaudido de pé pelos convidados que deram depoimentos especiais como:
“Macalé que é sempre solar; hoje estava lunar”, Maria Eugênia Stein;
“O show de Macalé no ICCA é o supra-sumo do existencialismo sartrecriano levado ao avesso”, Euclides Amaral, pesquisador do ICCA;
Canal Brasil, empresa de distribuição do filme, esteve entrevistando Macalé e os diretores, e apoveitou a ocasião para conversar com Cravo Albin.
Vito Cesar de Oliveira Manzolillo, vencedor do concurso do canal Brasil, foi fotografado ao lado de Macalé que autografou o dvd do filme.
Carla Barros/ ICCA – Assessoria de Comunicação