“Um país se conhece pela sua cultura”, Sílvia Baden Powell, assim, traduziu o espírito da abertura da exposição sobre Sérgio Porto, o grande Stanislaw Ponte Preta, no Instutito Cultural Cravo Albin no dia 22 de outubro de 2010.
O acervo, inédito de preciosidades de um dos maiores cronistas carioca, foi doado ao ICCA por Arthur Rego Lins e Augusto César Rego Lins, filhos de Elza Marques, última namorada de Sérgio Porto, que, em diversos momentos, se emocionaram ao relembrar antigas histórias.
Dentre fotos, caricaturas, livros e manuscritos, encontraram-se a letra original do samba do crioulo doido, escrita numa tripa de papel, e a 1ª edição de “As Cariocas” – lançado em 67 e que inspirou a minissérie atualmente no ar.
Jornalista e criador de Tia Zulmira, Rosamundo e Primo Altamirando, foi com seu Festival de Besteira que Assola o País – FEBEAPÁ, lançado em 1964, que alcançou seu grande sucesso. Ficou também conhecido por ser o autor, e único eleitor, das “certinhas” do lalau, lista das mulheres mais bem despidas do ano.
Estiveram prestigiando a exposição Sílvia Baden Powell, Paulo Marcondes Ferraz, Carlos Colla, Raul de Barros Jr e o casal Braune de Nova Friburgo.
Sandra Moreyra e equipe da Globo News estiveram por lá para gravar um programa sobre o Stanislaw Ponte Preta (Fotos de Carla Barros).
As visitas podem ser agendadas pelo tel 2295-2532, r. 21 ou 23.
Carla Barros / ICCA – Assessoria de Comunicação