Vinícius de Moraes é promovido ao cargo de ministro de primeira classe da carreira de diplomata, equivalente ao título de embaixador, pelo governo brasileiro. A homenagem que oficialmente marcou a sanção da Lei foi realizada no dia 16 de agosto de 2010 na Sala Brasília, Palácio Itamaraty, em Brasília e contou com a presença do presidente da República, do ministro de Estado das Relações Exteriores e do secretário-geral das Relações Exteriores, além de parentes e amigos do compositor e, agora, embaixador, falecido em julho de 1980.
Ricardo Cravo Albin, presidente do Instituto Cravo Albin para Preservação das Fontes da Música Brasileira e mestre de cerimônia, conduziu a merecida homenagem a Vinícius, nosso poetinha e ícone da geração libertária da década de 1960.
A genialidade e a diversificação de Vinícius foram lembradas por Eucanaã Ferraz na leitura de dois poemas – “Operário” e “Pátria Minha” –, intercalada por músicas cantadas por Miúcha, Georgiana e Mariana de Moraes, respectivamente, filha e neta do homenageado.
Logo após, o evento seguiu com a entrega da placa comemorativa aos familiares de Vinícius de Moraes, contendo o texto da lei que o promove a Embaixador do Brasil e discurso do presidente da República que encerrou a cerimônia.
Após término do evento, os convidados participaram do coquetel de inauguração da exposição fotográfica “Vinícius de Moraes – Embaixador do Brasil” no jardim do Palácio, composta de fotos inéditas do poeta em vários lugares do mundo.
[nggallery id= 30 template=galleryview images=0]