Estamos há 20 anos sem o grande Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. O grande Tom Jobim era compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. Foi um dos criadores e principais forças do movimento da Bossa Nova. Tom compôs com Vinícius de Moraes um dos maiores sucessos e, possivelmente, a canção brasileira mais executada no exterior: “Garota de Ipanema”.
Tom Jobim ganhou uma estátua de bronze na orla da Praia de Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro. A cerimônia de inauguração da estátua foi também uma homenagem aos 20 anos de morte do grande Tom Jobim e ocorreu com a participação de amigos, parentes e gestores do músico.
A estátua foi feita pela artista plástica Christina Motta, que disse: “Escolhi uma época em que Tom estava no auge e se tornou conhecido em todo mundo. Então, me baseei em uma foto dele na inauguração de Brasília, em 1961, em que ele estava andando com o violão nas costas, ao lado de Vinícius (de Moraes) no cerrado” e, além disso, “Na instalação de uma escultura, é muito importante o pano de fundo. Queria muito que ele tivesse o mar e o céu atrás. Também penso que, nessa posição, é como se já tivesse tocado seu violão e estivesse indo para casa”.
Ana Jobim, viúva de Tom, comentou que “Uma homenagem é sempre bem-vinda. Esta, em especial, é muito carinhosa, Tom era um menino de Ipanema e costumava vir aqui (no Arpoador) para pescar. A estátua ficou muito bonita. Fico feliz que, no dia da inauguração, tenha feito um manhã linda de céu azul”.
Saiba mais sobre o mestre Tom Jobim.