Serviços

O Instituto Cultural Cravo Albin, acumulou, ao longo de sua existência, experiência em diversas áreas ligadas à preservação da memória da MPB.

Sua equipe de musicólogos e historiadores presta serviços de consultoria e pesquisa em Música Popular Brasileira, e está capacitada a avaliar acervos dedicados a esse tema, bem com a organizar cursos e treinamentos na área.

A organização de acervos, desde os processos de identificação e o restauro, passando pela catalogação e pelos procedimentos de conservação, também são serviços prestados pelo ICCA, através do seu núcleo de restauração e catalogação.

O ICCA, tanto em sua sede social, com exposições permanentes e temporárias, quanto em seu acervo instalado em 6 salas, recebe constantemente visitantes, sejam grupos de estudantes de escolas públicas e/ou particulares, sejam grupos da terceira idade, sejam turistas internacionais, sejam pesquisadores ligados ao nosso tema.

O Instituto vem realizando, desde a sua abertura em 2001, encontros musicais que remetem a datas importantes e/ou às exposições no salão de mostras temporárias. Estes encontros, chamados habitualmente de Saraus Musicais, vêm cumprindo uma tradição de preservar a memória de gêneros musicais e de obras de compositores e grandes intérpretes. Entre os saraus, estão o Sarau da Pedra (homenageando os grandes vultos da Bossa Nova até à atualidade), Chorando com Joel, encontros conduzidos pelo bandolinista Joel Nascimento, recuperando toda a magia e importância do choro carioca.

Também as exposições temáticas no nosso salão de mostras temporárias, são sempre abertas por espetáculos que remetem aos temas das exposições. O ICCA também já realizou muitos encontros literários, palestras as mais variadas, jantares e almoços em homenagem à grandes vultos da vida pública brasileira, além de algumas exposições de artes plásticas em seu salão da cobertura do prédio do Instituto.

Nos salões de mostra permanente, localizados no quinto andar do ICCA, a principal mostra é a instalação “A Era do Rádio – Anos 30 a 60″, preciosa coleção de objetos daquela época da radiofonia, onde são exibidos, entre outros, raríssimos microfones da Rádio Nacional, da Mayrink Veiga, e até um original do Cassino da Urca.

O ICCA vem editando livros de resgate da memória musical brasileira. Com uma média de um livro por ano, o ICCA pode exibir um catálogo de mais 13 títulos. Veja os títulos e capas em Produção Literária.

Uma coleção de CDs e DVDs, remetendo a cantores, gêneros musicais e programas educativos sobre a história da MPB, estão entre os muitos serviços culturais prestados pelo Instituto. A coleção de CDs começou a partir da inauguração do Instituto com fonogramas originais gravados especialmente por Vó Maria (a mais velha cantora do mundo a estrear em disco profissional), Eliane Faria (filha de Paulinho da Viola, cantando temas referentes à mulher brasileira na MPB), Caminhos do Choro (precioso CD com grupo de chorões liderado por Alexandre Weffort). A coleção de DVDs inclui gravações didáticas sobre a história da MPB, entre as quais os 6 DVDs inseridos no projeto MPB nas Escolas, ocasião em que foram gravados depoimentos exclusivos por grande elenco, como Milton Nascimento, Martinho da Vila, Dudu Nobre, Chitãozinho e Xororó, Elba Ramalho, Sandra de Sá, Frejat, DJ Malboro, entre muitos outros, testemunhando todos eles as 6 vertentes principais que dividem tematicamente a música popular brasileira. Estes testemunhos, gravados expressamente para o ICCA são vistos em sala de aula dos ensinos fundamental e médio.

O ICCA presta também serviços pela internet, através de seus 3 sites, internacionalmente acessados: Dicionário da Música Popular Brasileira, com 12.000 verbetes, o site do próprio Instituto Cultural Cravo Albin, mostrando todos os serviços, atuações e projetos, além da Rádio Digital Cravo Albin, única na internet tocando exclusivamente música instrumental, acompanhada dos verbetes de todos os executantes.

Entre em contato conosco!