Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

Sarau homenageia o choro e lança Os Novos Chorões

A tarde do sábado, em setembro de 2010, marcou a retomada do evento cultural “Chorando com Joel”, que teve como destaque o lançamento do grupo Os Novos Chorões e a entrega do Diploma Ernesto Nazareth para o curador da obra de um dos grandes nomes do tango brasileiro ou, simplesmente, choro.

O palco dividido por Cravo Albin, Joel Nascimento e Os Novos Chorões foi uma forma encontrada para resgastar a memória musical e cultural do país. Entre um samba e um choro, os convidados conheciam a história de cada música, assim como a vida e obra do respectivo autor.

Esta edição do “Chorando com Joel” resgatou os primórdios do choro com a música “Flor Amorosa” de Calado, composta em 1870 e interpretada pelo Os Novos Chorões, que, assim, abriu o sarau. O grupo, formado há 3 anos, é composto por Alan 7 cordas, Giovane Nobre, Ronaldo Rodrigues, Felipe Lélis e Jéferson Souza, respectivamente, violão 7 cordas, cavaquinho, bandolim, pandeiro e flauta.

“Estar aqui é uma honra. É o início da nossa realização pessoal e profissional”, afirma Allan 7 Cordas, violonista. O grupo está sendo lançado por Ricardo Cravo Albin, em parceria com o amigo jornalista Luiz Carlos Lourenço.

Após o show, Cravo Albin conversou com o grupo e anunciou a entrega do Diploma. “Estou recebendo este Diploma com uma felicidade dobrada porque esta iniciativa partiu de forma espontânea do coração do Ricardo”, afirmou em palco Luiz Antonio de Almeida, herdeiro de toda obra musical de Ernesto Nazareth. Apaixonado pelo Rio de Janeiro e pelo ritmo choro, ele conta que o compositor entrou na sua vida há 34 anos, quando assistia a um episódio, dedicado ao mesmo, no programa dominical de tv de perguntas e respostas chamado “8 ou 800”. Luiz tornou-se curador da obra após uma visita à famíla do compositor e pianista, em 1980, quando foi adotado, de coração, como neto e, assim, único herdeiro do acervo.

O violonista Genésio Nogueira, em participação especial, ao som de Zequinha de Abreu,  encerrou o show.

Para saber mais sobre o grupo  “Os Novos Chorões”,  visite http://www.myspace.com/osnovoschoroes

Confira a galeria de fotos da nova edição do “Chorando com Joel” que aconteceu em setembro de 2010 e que teve como destaques o lançamento do grupo “Os Novos Chorões” e a entrega do “Diploma Ernesto Nazareth”.