Dicionário Cravo Albin

Versão impressa

O Dicionário da Música Popular Brasileira está à disposição em duas versões. Uma impressa, realizada em colaboração com o Instituto Antônio Houaiss e outra virtual, ambas resultado de anos de pesquisa e dedicação de seu autor, Ricardo Cravo Albin.

A obra impressa, publicada pela Editora Paracatu,  reúne mais de cinco mil referências da música do Brasil. Entre elas, autores, intérpretes, grupos, agremiações, blocos e estilos musicais urbanos. Além de biografia, há também discografia e repertório dos artistas.

O livro contém ilustrações artistas consagrados, nomes que vão de Jota Carlos à Chico Caruso envolvendo uma quase antologia da caricatura no Brasil, trabalho curatelado por Cássio Loredano, que reuniu quase 700 caricaturas. Contamos também com algumas reproduções de capas de discos valiosas, interessantes e históricas, que foram recolhidas da Discoteca do Instituto Cultural Cravo Albin.

Versão on-line

A versão virtual do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, disponibilizada no site www.dicionariompb.com.br , foi lançada em novembro de 2001, em cerimônia na Biblioteca Nacional.
O projeto, iniciado em 1995, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, foi retomado alguns anos mais tarde pela Secretaria de Música e Artes Cênicas do Ministério da Cultura através do Departamento Nacional do Livro (DNL), órgão da Biblioteca Nacional.

Somou-se, finalmente, a todo esse esforço, a ajuda inestimável da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).