Atividades

Preservação do Acervo
Dentre as inúmeras atividades realizadas pelo ICCA, a que envolve a preservação e conservação do acervo merece atenção especial. Sabemos que é a partir dele que inúmeras outras irão se organizar e desenvolver.
Preservar a discoteca Cravo Albin– considerada uma das melhores do país em elepês de MPB –, ampliar e promover a melhoria do acervo doado pelo seu instituidor e por outros colecionadores particulares, com é o caso da Coleção Geraldo Casé, da Coleção Ivon Curi, da Coleção Nélida Piñon, da Coleção Aliança Francesa e da Coleção Instituto Brasil Estados-Unidos – IBEU, Acervo Canecão, Acervo Celina Saez (de São Paulo, com 3.000 toneladas de material, entre discos e objetos), além de centenas de outras coleções pequenas ou médias que não param de chegar. Para essas coleções serem tratadas, higienizadas e digitalizadas, o ICCA desenvolve ações pontuais, mas precisa constantemente de apoio para enriquecer ainda mais o acervo da Cidade do Rio de Janeiro. Saiba mais

Ampliação do acervo
A equipe de pesquisadores do ICCA dedica-se a buscar tesouros fonográficos de diversas procedências, como, por exemplo, o acervo que já pertence ao Instituto, composto de trilhas sonoras de filmes valiosos, shows memoráveis gravados ao vivo, incluindo a singular trilha sonora do Clube de Jazz e Bossa, em que Vinícius de Moraes apresenta Pixinguinha e Tom Jobim, (unidos em gravação uma única vez e de desconhecimento público) além de fitas diversas registradas e nunca ouvidas, que estão sendo catalogadas.

Atualização permanente do Dicionário Cravo Albin da MPB
O ICCA mantém uma equipe de historiadores e musicólogos responsável por ampliar e introduzir novos verbetes à versão on-line do Dicionário da MPB.

A equipe – de 5 pesquisadores com bolsas concedidas pela FAPERJ – reúne-se a cada 15 dias sob coordenação do supervisor acadêmico, desde 2001, quando criado o ICCA.

Realização de Intercâmbios
O Instituto mantém diálogo permanente, em nível nacional e internacional, com instituições interessadas em MPB.

Cursos, seminários, pesquisas e publicações
O núcleo de pesquisa e edições promove atividades sobre MPB envolvendo a celebração da memória, através de seminários, cursos e palestras, além de livros, catálogos e monografias que são/serão transcritos e publicados como, por exemplo, o projeto “Olhares sobre o Rio”, Cadernos da MPB, e várias outras publicações relacionadas a itens específicos.

Criação e produção de espetáculos musicais
O amplo conhecimento da música brasileira e de seus expoentes permite ao ICCA reunir a fina flor da MPB em espetáculos apresentados em teatros, como a Academia Brasileira de Letras ou em arenas populares, como o Centro Cultural da Light, bem como, dependendo do seu porte e quase sempre frequentes, na própria sede do Instituto, tanto em seu auditório da cobertura quanto no Largo da Mãe do Bispo, dentro da Floresta Tropical.

Organização de eventos culturais
A sede social do ICCA, com seu espaço cênico privilegiado, é palco de manifestações e eventos que celebram a nossa música popular e o Rio de Janeiro como cidade sedução do país, além de comemorar datas históricas e homenagear figuras representativas do cenário cultural e musical brasileiro.