Prêmio João do Rio 2017

Prêmio João do Rio 2017

25/10/2017

A Academia Carioca de Letras resolve instituir, como a cada ano, o Prêmio João do Rio Ano 2017 – ENSAIO LITERÁRIO. Tema único: Lima Barreto e a Alma Carioca (ao preito que a FLIP lhe conferiu)

Poderá participar qualquer escritor, residente no Brasil ou fora dele. É vedada a participação no concurso de membros da Academia Carioca de Letras. O ensaio deverá ser inédito, obrigatoriamente redigido em Língua Portuguesa, e ter de 5 a 15 laudas, sendo enviado com título e pseudônimo.
Em separado, o participante deverá preencher ficha anexa, 
disponível no site www.academiacariocadeletras.org.br, que também será enviada por e-mail.

O prazo de inscrição será de 13 de setembro a 04 de novembro de 2017.

O texto e a ficha deverão ser enviados para o seguinte e-mail:
academia@academiacariocadeletras.org.br

O candidato poderá inscrever somente 1 ensaio literário, entre 5 a 15 laudas. O autor do ensaio premiado receberá um Diploma Histórico e Medalha de Honra Literária Padre José de Anchieta.

A comissão julgadora escolherá até cinco ensaios.
Os quatro outros selecionados receberão Diploma de Menção Honrosa.

E ensaio vencedor será fartamente divulgado pelo site da ACL e enviado para 5 mil destinatários do mundo literário em todo o Brasil. Será constituída por Acadêmicos da ACL.

Quanto à sua decisão final, não caberá nenhum recurso em relação à concessão dos prêmios. A comissão julgadora entrará em contato por e-mail e por telefone com os contemplados
do Prêmio João do Rio.

No mesmo dia da entrega do prêmio, o resultado oficial será divulgado pelo site da ACL e por outros sites e blogs afins. A solenidade de entrega do Prêmio João do Rio e dos diplomas de menção honrosa aos escritores escolhidos dar-se-á no dia 04 de dezembro de 2017, às 17h30min, em sessão solene, na sede da Academia Carioca de Letras, quando também será entregue o Grande Prêmio Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro – 2017.