Inezita Barroso, a voz do Brasil.

Inezita Barroso, a voz do Brasil.

09/03/2015

inezita-SITE

Considerada a grande cantora da fidelidade às fontes da música brasileira, Inezita Barroso morreu em São Paulo no domingo dia 8/3/15. Inezita estava internada desde 19 fevereiro e completou 90 anos no último dia 4 de março. No mês de dezembro, a cantora foi hospitalizada após uma queda na casa em que estava hospedada em Campos do Jordão, no interior de São Paulo. Na data, de acordo com o hospital, ela teria caído da cama e apresentava dores nas costas.

Inezita Barroso, cuja carreira se desenvolveu ao longo de seis décadas, não deixa qualquer possível substituto, considerando sua voz, sua atuação em relação ao repertório e, sobretudo, sua permanência dentro da cena artística brasileira. Ela é considerada uma das principais cantoras da música sertaneja brasileira. É reconhecida como a mais antiga e mais importante expressão artística da música caipira no País.

Inezita acaba de ser eleita por pesquisadores do Instituto uma das 12 maiores personalidades da MPB. Ignez Magdalena Aranha de Lima era o verdadeiro nome de Inezita Barroso, que nasceu em 4 de março de 1925, em Barra Funda -SP. Com uma família tradicional, passou sua infância rodeada por várias influências musicais, mas foi na fazenda da família, no interior paulista, que descobriu sua paixão pela música caipira. Ela começou a cantar e a estudar violão aos 7 anos.

Leia o verbete da Inezita Barroso.