Desfile de Carnaval – O maior espetáculo da terra!

Desfile de Carnaval – O maior espetáculo da terra!

12/02/2015

O desfile das escolas de samba no carnaval é considerado o maior espetáculo da terra a partir do Samba Carioca. Nos dias 15 e 16 de fevereiro o Grupo Especial das Escolas de Samba se apresentaram na Sapucaí, mostrando mais uma vez toda a beleza do Carnaval Carioca.

O ICCA fez uma lista com os Sambas Enredo que ficaram na boca do povo e foram executados na Sapucaí pelas 12 escolas do Grupo Especial:

Unidos de Viradouro

A Viradouro não fez disputa interna para a escolher seu samba-enredo esse ano. O Samba foi feito a partir de duas músicas de Luiz Carlos da Vila, que teve como tema “Nas veias do Brasil, é a Viradouro em um dia de graça”.

Saiba mais sobre a Viradouro!

 

Mangueira

Houve em 2015 uma acirrada disputa para escolher o samba enredo entre o time de compositores do Lequinho e a equipe de Renan Brandão. Mas os grandes vencedores foram Renan Brandão, Cadu, Alemão do Cavaco, Paulinho Bandolim, Deivid Domênico e Almyr. O samba  “Agora chegou a vez vou cantar. Mulher brasileira, mulher de Mangueira em primeiro lugar”, foi levado para a avenida pelo carnavalesco Cid Carvalho.

Saiba mais sobre a Mangueira!

Mocidade Independente de Padre Miguel

Com sua rainha, Claudia Leitte, a Mocidade escolheu o samba-enredo composto por Ricardo Mendonça, Tio Bira, Anderson Viana e Lúcia Naval. O enredo “Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria se só lhe restasse um dia?” levantou a galera da avenida em 2015. Tendo como carnavalesco Paulo Barros, que ganhou com a Unidos da Tijuca, três títulos nos últimos cinco anos.

Saiba mais sobre a mocidade!

 

Vila Isabel

Composto pela parceria de Carlinhos Petisco, Serginho 20, Machadinho, Paulinho Valença e Henrique Hoffman, o samba escolhido pela Vila Isabel para o desfile de 2015 homenageiou  o maestro Isaac Karabtchevsky. Tendo como carnavalesco Max Lopes, a escola prometia muito luxo em 2015.

Saiba mais sobre a Vila Isabel!

Salgueiro

Xande de Pilares mais uma vez foi o ompositor do samba enredo deste ano no Salgueiro, que vem falando sobre a culinária mineira: “Do Fundo de Quintal: saberes e sabores na Sapucaí”. Ele criou o samba junto com De Jassa, Betinho de Pilares, Miudinho, Luiz Pião e W. Correa. Renato Lage e Márcia Lage foram os carnavalescos da escola.

Conheça mais sobre o Salgueiro!

Grande Rio

“A Grande Rio é do baralho” foi o Samba enredo de 2015 da Grande Rio, composto por Rafael Santos, Lucas Donato, Gabriel Sorriso, Rodrigo Moreira e Leandro Canavarro.  Fábio Ricardo foi o carnavalesco que assinou este desfile. A escola vai fechar a noite de domingo, sendo a última escola a desfilar no primeiro dia de desfiles.

Saiba mais sobre a Grande Rio!

São Clemente

Sendo a única escola da zona sul do Rio que desfilou no grupo Especial, a São Clemente veio com um samba em 2015 composto por Leozinho Nunes, W. Machado, Diego Estrela, Ronni Costa, Hugo Bruno e Victor Alves.  Com o tema  “A incrível história do homem que só tinha medo da Matinta Pereira, da Tocandira e da Onça Pé de Boi”, a escola homenageou o carnavalesco Fernando Pamplona. Sua grande aluna e colega Rosa Magalhães assinou este desfile.

 

Saiba mais sobre a São Clemente!

Portela

Composto por Noca, Celso Lopes, Charlles André, Vinicius Ferreira e Xandt Azevedo, o samba enredo da Portela deste ano de 2015 teve um refrão super descontraído, que homenageou os 450 anos do Rio. A tradicional escola de Madureira foi considerada uma das melhores de todo o desfile, cotada para ser campeã.

 

Saiba mais sobre a Portela!

Beija-Flor

O  samba enredo da Beija-Flor para o desfile de 2015 veio com o tema  “Um Griô conta a história: um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a trilha de nossa felicidade”, que foi composto por J. Velloso, Samir Trindade Jr., Beija-Flor, Marquinhos Beija-Flor, Gilberto Oliveira, Elson Ramires, Dílson Marimba e Silvio Romai. O enredo, que foi objeto de controvérsia, acabou por se sagrar campeão de 2015.

Saiba mais sobre a Beija-Flor!

União da Ilha

“Beleza Pura” foi o samba-enredo da União da Ilha este ano, composto por Djalma Falcão, Carlos Caetano, Gugu das Candongas, Beto Mascarenhas, Roger Linhares e Marco Moreno. Depois de ter encantado o público ano passado com um desfile sobre brinquedos, a tradicional escola da Ilha desenvolveu o enredo sobre abstrações como a vaidade e a beleza.

Saiba mais sobre a União da Ilha

Imperatriz

Tentando recuperar todo brilho que a escola exibiu na década de 90, com os impecáveis carnavais de Rosa Magalhães, a Imperatriz levou para a avenida em 2015 o enredo “Axé Nkenda – Um Ritual de Liberdade”,  composto por Zé Katimba, Marquinho Lessa, Adriano Ganso, Jorge do Finge e Aldir Senna. O desfile foi assinado pelo carnavalesco Cahê Rodrigues.

Saiba mais sobre a Imperatriz Leopoldinense!

Unidos da Tijuca

Unindo dois sambas-enredos, a Unidos da Tijuca montou seu hino para o Carnaval de 2015. Com o carnavalesco Mauro Quintaes, que teve a missão de substituir Paulo Barros, a escola agregou os sambas-enredo compostos por Gustavinho Oliveira, Caio Alves, Rafael Tinguinha e Cosminho e o de Josemar Manfredini, Fadico, Zé Luiz e Carlinhos. Ambos os sambas receberam o título de “Um conto marcado no tempo”.

Saiba mais sobre a Unidos da Tijuca! 

 

Confira outras matérias sobre o carnaval:

5 sambas enredo que fizeram história no Carnaval.

Marchinhas de  carnaval agora são patrimônio imaterial.

Carnaval, Ruas, Baile do Copa. 

As 10 melhores marchinhas de carnaval.