Missão, Visão e Valores Institucionais

Missão

  1. Criar as condições necessárias para o recebimento, a organização e a preservação de acervos culturais, especialmente aqueles dedicados à Música Popular Brasileira e que não param de ser doados ao Instituto.
  2. Considerada missão essencial é a criação, manutenção e permanente atualização do Dicionário Cravo Albin da MPB, criado em 2001 e que foi totalmente absorvido pelo Instituto, com seus 12.000 verbetes (hoje) e seu corpo de pesquisadores, todos bolsistas da FAPERJ, desde 2001.
  3. O Dicionário, hoje com mais de 150.000 visitas mensais em todo o mundo, é complementado por uma Rádio Digital original e única, a partir do momento em que só toca música instrumental brasileira de qualidade superior, fazendo a interação do intérprete/compositor com os verbetes do Dicionário, o que é inédito na rede.
  4. O Instituto manifesta profunda preocupação educativo-social em relação ao ensino e percepção do fenômeno da MPB, tanto nas escolas de ensino elementar e médio quanto em áreas carentes, sobretudo favelas já pacificadas. O projeto MPB nas Escolas é carro-chefe dessa preocupação educativa e social.

Visão

  1. Ser uma referência na prestação de serviços de recepção, guarda e organização de acervos particulares de Música Popular Brasileira  de acervos particulares de Música Popular Brasileira, doados com frequência pelo público.
  2. O acervo, que não para de chegar, deve ser higienizado, catalogado e guardado em lugares e prateleiras convenientes, sendo manuseados tanto por banco de dados quanto por projetos específicos.

Valores

  1. Acreditamos na necessidade da preservação de acervos particulares como parte importante do cuidado com os registros da cultura e da história brasileiras. Realizamos, a par da recepção e do tratamento de acervos, exposições temáticas, espetáculos musicais que resgatam memórias, visitas guiadas tanto de escolares quanto de grupos de Terceira Idade.
  2. Além de celebrações específicas, levantando datas referenciais de toda a MPB e seus vultos. Também livros e CDs referentes à Música Popular são produzidos com constância.