MPB nas Escolas
<< Voltar

O Samba


Fórum MPB nas escolas

O Samba

“ Quem não gosta de samba bom sujeito não é
É ruim da cabeça ou doente do pé …”

Samba da minha terra, Dorival Caymmi

A presente publicação integra o conjunto de recursos para introduzir e sistematizar a história do samba, como fonte de informação básica sobre esse gênero musical.

Falar da história do samba é passear por um mundo de paixões, alegrias, com uma pitada de melancolia! Falar da história do samba é contar sobre: Pixinguinha … o legítimo santo padroeiro do samba; Noel Rosa, O Galo da MPB; Nei Lopes e O samba urbano; Chiquinha Gonzaga e seu caso de amor com a MPB, o carnaval e seu Ó abre-alas!; Francisco Alves ou Chico Viola, consolidando o samba-exaltação; Carmem Miranda, Emilinha Borba, Marlene, essas divas da MPB; Luís Barbosa, o inventor do breque no samba; Zicartola; Martinho da Vila com seu samba de bamba; Beth Carvalho, madrinha de tantos sambistas; Teresa Cristina, o Grupo Sementes,Diogo Nogueira, Maria Gadú…, o elenco da nova geração do samba! Enfim…

No início malícia e ingenuidade. Camisa listrada, tamancos e chapéu Panamá. Na continuidade, o samba conheceu o Estado Novo, a Ditadura Militar levando o samba aos Clubes… Conheceu o histórico show do Teatro Opinião ─ um marco vital na MPB. Mais tarde o período de resistencia, com a chegada da Bossa Nova.

Depois da resistência, o novo tesouro do samba foi descoberto ligado às Escolas: Mangueira, Salgueiro, Portela, Império Serrano, Mocidade Independente de Padre Miguel. Nesse contexto, Nara Leão, Geraldo Vandré, Chico Buarque de Hollanda e outros.

Na passagem da década de 1920 para a de 1930 , a era do Rádio, as marchinhas carnavalescas. Em 2007, Sassaricando: – o Rio inventou a marchinha, musical criado por Sérgio Cabral e Rosa Maria Araújo.

Nasce o Sambódromo Darcy Ribeiro , criado pelo gênio de Oscar Niemeyer

Em 2010, ressurge a Lapa, como cenário mágico do samba, com uma alegria e uma sensualidade inéditas. É o século XXI anunciando um samba cada vez mais senhor do terreiro.

Essa e outras histórias nesse livreto do material de MPB nas Escolas.


O Samba

Cartaz com a síntese do tema abordado

O Cartaz integra nosso material didático. Trata-se de um importante instrumento de campanha para atrair o público-alvo! Deve, principalmente, estimular a imaginação sobre o assunto em pauta!

Por exemplo: afixe-o na entrada da escola como bandeira da MPB, quando estiverem estudando sobre a história do samba. Que tal?!

CD com a seleção de canções

CD com a seleção de canções

O CD do Kit MPB nas Escolas apresenta a seleção de canções que escolhemos para retratar a bela história de nossa música. Sugerimos que faça um planejamento para ouvir em cada aula uma das músicas com seus alunos. Planeje como contextualizá-las nas diversas áreas do conhecimento e, promova um bom momento de estudo.

DVD sobre o tema

DVD sobre o tema “O Samba”

O DVD sobre A HISTÓRIA DO SAMBA é um importante recurso para iniciar uma discussão sobre os principais assuntos e aspectos que são tratados no livreto. Você poderá usá-lo de várias maneiras. Por exemplo: Inicie a apresentação e, conforme seu planejamento, pare a exibição e pergunte aos alunos: