MPB nas Escolas
<< Voltar

O Choro


Fórum MPB nas escolas

O Choro

Minueto, schottish, polca e valsa, num novo ritmo influenciado pelo africaníssimo batuque do lundu: é tempo do CHORO, o gênero que fundou a MPB, primeiro gênero musical de exportação. Nascido no Brasil, tipicamente brasileiro. Seu espírito foi sempre o de popularizar gêneros tidos como mais elegantes, os estrangeiros ─ e tocá-los à brasileira.

Da modinha portuguesa, que abrasileirada, amestiçada passou pelos Chorões ─ conjuntos formados à base de flauta-cavaquinho-violão , por Joaquim Antonio da Silva Callado Jr. (1848-1880), nasceu o Choro, criação mais carioca que tudo!

Entretanto, houve um tempo que o CHORO deu lugar aos bailes de Clube, quando a boemia do Rio de Janeiro adentrou pelas noites de Copacabana. Mas o resgate veio nos anos 70.

O choro, além de uma mania, uma doce delícia da Lapa tão carioca, atualmente e sempre, e de outros points musicais, é também um gênero que atrai músicos clássicos, como o Quinteto Villa Lobos ─ justamente por exigir instrumentista de enorme habilidade .

Um nome importantíssimo dessa história é o de Jacob do Bandolim (1918-1969). Além de fundar o histórico conjunto Época de Ouro, um dos pilares do nosso Choro, tem em sua lista de sucessos Noites Cariocas e Doce de Coco..

E a primeira estrela do choro? Você saberia dizer quem é? Acertou quem disse Chiquinha Gonzaga, a primeira chorona e a primeira pianista de choro. Da mesma forma não podemos deixar de citar aqui os nomes de Ernesto Júlio Nazareth (1863-1934) e Alfredo da Roxa Viana Filho (1897-1973). Sem falar em Pixinguinha que foi um dos responsáveis por introduzir elementos musicais de origem africana nos gêneros importados ─ uma mistura de ingredientes essencial para dar no Choro. Só para se ver o que ele significa para o Choro e para a MPB… dia 23 de abril, aniversário de nascimento de Pixinguinha, foi instituído oficialmente como Dia Nacional do Choro.

Toda as principais cidades brasileiras tem seu Clube do Choro. Além disso, o choro mostra sua vitalidade em Festivais que realiza também pelo país inteiro. Isso e muito mais dessa empolgante história você vai desfrutar nesse material didático do MPB nas Escolas


O Choro

Cartaz com a síntese do tema abordado

O Cartaz integra nosso material didático. Trata-se de um importante instrumento de campanha para atrair o público-alvo! Deve, principalmente, estimular a imaginação sobre o assunto em pauta!

Por exemplo: afixe-o na entrada da escola como bandeira da MPB, quando estiverem estudando sobre a história do CHORO. Que tal?!

CD com a seleção de canções

CD com a seleção de canções

O CD do Kit MPB nas Escolas apresenta a seleção de canções que escolhemos para retratar a bela história de nossa música. Sugerimos que faça um planejamento para ouvir em cada aula uma das músicas com seus alunos. Planeje como contextualizá-las nas diversas áreas do conhecimento e, promova um bom momento de estudo.

DVD sobre o tema

DVD sobre o tema “O Choro”

O DVD sobre A HISTÓRIA DO CHORO é um importante recurso para iniciar uma discussão sobre os principais assuntos e aspectos que são tratados no livreto. Você poderá usá-lo de várias maneiras. Por exemplo: divida os alunos em pequenos grupos e, a cada um, distribua um pequeno questionário, elaborado por você, com perguntinhas sobre aspectos curiosos da história do CHORO. Peça aos pequenos grupos que encontrem as respostas. Dê um tempo para realização dessa tarefa. Depois peça que o relator de cada pequeno grupo diga a resposta encontrada para cada pergunta. E assim, vá trabalhando o assunto, de acordo com seus objetivos de aula.