MPB nas Escolas
<< Voltar

A música sertaneja


Fórum MPB nas escolas

A música sertaneja

Do interior à capital! A festa não é mais só no interior. Surge o Forró na veia, o Tecnobrega Paraense, o Centro de Cultura Nordestina Luiz Gonzaga, no Pavilhão de São Cristóvão e outros! São muitos requebros, saudades e novas paixões !!É a MPB sertaneja presente em todos os tempos e lugares!!!

A música sertaneja chega para afastar a melancolia , o desânimo e traz em si uma música solar brotando da terra, vigorosa, a mexer com o corpo, com a imaginação. Linguagem poética, com ligaduras mais suaves, mais melódicas, acordeão, o triângulo e a zabumba. Muita dança. Muita sensualidade.

É a vez do xaxado, do xamego, do xote, do baião, uma referência de brasilidade no exterior. Mas … como todos os gêneros musicais também teve seu tempo de descenso até que a paixão fosse de novo retomada, pela geração de artistas como Geraldo Vandré e Dominguinhos, nos anos 1960 e 70, e mais tarde por outros artistas consagrados da MPB como Chico Buarque, Geraldo Azevedo, Alceu Valença , Elba Ramalho e Gilberto Gil.

Romaria , música de Renato Teixeira, cantada por Elis Regina aparece como um ícone sertanejo incluído entre as mais queridas composições da MPB dos anos 1970.

Na década de 1990 toda uma cultura sertaneja foi afinal descoberta pela mídia. Os sertanejos chegam à TV. As duplas sertanejas assumem um espaço tão grande que mal havia chances para quem se dedicasse a outros gêneros. Eram tema de novelas, de documentários ─ garotas chiques de São `Paulo ou da praia de Ipanema do Rio suspiram pelo amor de um Peão Boiadeiro.

Surge Sula Miranda como Rainha dos Caminhoneiros . Chico César , misturando baião com samba , axé e privilegiando as fontes africanas. Kleiton e Kledir, Alceu Valença, Carlinhos Brown e o som irresistível da Timbalada.

Luar do Sertão disputa com Asa Branca o Hino Sertanejo!!!

No século XXI, operações integradas de marketing reapresentam a classe média ao forró, por meio do filme de Andrucha Waddington (2000), Eu,Tu, Eles.

O forró, como proclamou a irmã do Gonzagão, a sanfoneira Chiquinha Gonzaga, “é para sempre, não acaba nunca”.

Nesse livreto um pouco mais dessa história que traduz um pouco de tudo isso que é o Brasil e a expressão do seu povo.


A música sertaneja

Cartaz com a síntese do tema abordado

O Cartaz integra nosso material didático. Trata-se de um importante instrumento de campanha para atrair o público-alvo! Deve, principalmente, estimular a imaginação sobre o assunto em pauta!

Por exemplo: afixe-o no corredor principal da Escola, para ser sempre visto e admirado pela comunidade!

CD com a seleção de canções

CD com a seleção de canções

O CD do Kit MPB nas Escolas apresenta a seleção de canções que escolhemos para retratar a bela história de nossa música. Sugerimos que faça um planejamento para ouvir em cada aula uma das músicas com seus alunos. Planeje como contextualizá-las nas diversas áreas do conhecimento e, promova um bom momento de estudo.

DVD sobre o tema

DVD sobre o tema “A Música Sertaneja”

O DVD sobre A MÚSICA SERTANEJA é um importante recurso para iniciar uma discussão sobre os principais assuntos e aspectos que são tratados no livreto. Você poderá usá-lo de várias maneiras. Por exemplo: depois de você e sua turma assistirem ao DVD peça para que se dividam em pequenos grupos e, que escolham dois colegas para caracterizarem como uma dupla sertaneja. Peça para que planejem sua indumentária, suas falas, suas posturas. Em seguida, peça para que treinem essa dupla a fim de que se apresentem ao grande grupo cantando um sucesso da música sertaneja. Depois das apresentações analise com o grupo cada aspecto que foi enfocado. Certamente, essa é uma atividade para ser desenvolvida em algumas aulas.